Notícias

ABDE realiza segundo dia do Fórum do Desenvolvimento 2023
1 de setembro de 2023
A Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE) realizou ontem (31/08), em Brasília, o segundo dia do Fórum do Desenvolvimento 2023. O evento, que reuniu personalidades do Sistema Nacional de Fomento (SNF), do governo federal e estadual, de instituições internacionais e de empresas privadas com foco em sustentabilidade, teve como propósito discutir como transformar missões da Agenda 2030 em ações.
O último dia do encontro do maior evento sobre desenvolvimento sustentável, foi dividido em seis mesas, que debateram os temas: “O futuro da economia brasileira”, “Agronegócio engajado” e “Acesso ao crédito e crescimento verde”, “Desenvolvimento inclusivo e inovativo”, “Funding para a implementação da Agenda 2030” e “Financiamento da infraestrutura de baixo carbono”.
Durante o primeiro painel, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, o professor da SOA University, Ha-Joon Chang, o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA, Claudio Roberto Amitrano, o professor-pesquisador da ISCSP-ULisboa, José Roberto Afonso, e a Secretária de Coordenação e Governança da Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Elisa Leonel, abordaram os caminhos para um política de desenvolvimento econômico mais sustentável e inclusivo.
Em seu discurso, Guilherme Mello falou sobre a definição de desenvolvimento. “Desenvolvimento, na minha visão, é mudança estrutural. Mudança da estrutura produtiva e mudança da estrutura social. Conseguir combinar as duas coisas é caracterizar o processo de desenvolvimento econômico.” Afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
A segunda mesa do dia contou com a participação do diretor de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Bruno Brasil, da gerente executiva no Banco do Brasil, Dione Mary Cordioli, do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves, do superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, e do representante do Banco Central do Brasil, Claudio Filgueiras, para discutir os novos cenários para a produção sustentável no campo.
A manhã do dia 31 de agosto, encerrou debatendo como o financiamento a micros, pequenas e médias empresas auxiliar na geração de emprego e renda. Para isso, contou com a presença do diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinicius Pinheiro, do gerente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Banco do Nordeste, Valdir Machado Neto, do gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Antonio Valdir Oliveira, presidente da AGN-RN, Márcia Maia.
No período da tarde, o diretor de Programa de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Osório Coelho, o chefe do Departamento de Inovação e Estratégia Industrial do BNDES, Maurício Neves, o gerente do departamento de operações descentralizadas da FINEP, Gustavo Cruz Barcelos, a consultora sênior do BID Lab, Luana Moraes, o diretor de Administração do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, e o diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, subiram ao palco para com ao inovação pode ser o eixo central e um disseminador de novas oportunidades para negócios digitais.
Em seguida, o evento reuniu nomes como: Renata Amaral, secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Jorge Arbache, vice-presidente do Setor Privado da CAF, Ricardo Dias de Oliveira Brito, presidente da Desenvolve SP, Paulo Starke, superintendente do BRDE, e Alejandro Barreneche, especialista financeiro sênior da AFD, para falar sobre a diversificação do funding como ação necessária para viabilizar o financiamento dos ODS no Brasil.
O Fórum do Desenvolvimento 2023 encerrou com o painel abordou a reforma urbana sustentável e o futuro das cidades, com a presença da diretora do KfW Development Bank, Saskia Berling, a presidente do Fonplata, Luciana Botafogo, o presidente do Badesul, Claudio Gastal, o gerente geral da Unidade Estratégia Setor Público do Banco do Brasil, Marcio Antonio Chiumento, e o diretor-presidente da Fomento Paraná e 2º vice-presidente da ABDE, Heraldo Alves das Neves.
Heraldo Alves das Neves também realizou, ao lado da secretária-executiva interina da Associação, Cristiane Viturino, o pronunciamento de encerramento do evento. Em seus discursos os executivos agradeceram a presença e envolvimento de todos e lembrando da importância dos debates para o desenvolvimento econômico e sustentável do país.
O Fórum do Desenvolvimento 2023, contou com o apoio institucional da Organição das Nações Unidas (ONU), patrocínio especial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoio ouro da FINEP, patrocínio do Banco de Desenvolvimento de América Latina e Caribe (CAF), do Sicoob e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e apoio especial do PNUD Brasil.
Confira o evento completo em: www.youtube.com.br/abdeOficial
Saiba mais sobre essa iniciativa! Acesse: www.forumdodesenvolvimento.com.br
Veja a cobertura de todo o Fórum do Desenvolvimento 2023, em: www.instagram.com/forum.abde
Instituições associados à ABDE são vencedoras do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica
30 de abril de 2025
ABDE e Bancos de Desenvolvimento debatem com Galípolo ampliação de limites para LCDs e financiamento ao setor público
29 de abril de 2025
Empresas capixabas intensificam busca por crédito para descarbonização
28 de abril de 2025
Sicredi capta US$ 35 milhões para financiamentos a linhas de crédito e atividades sustentáveis
28 de abril de 2025
AGE recebe presidente do ITEPE para debater futuras parcerias
25 de abril de 2025