publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove Seminário Nacional de Comunicação

30 de setembro de 2013

A ABDE promoveu, na última semana, o 12º Seminário Nacional de Comunicação Social e Marketing para Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Secom), na sede da Agência de Fomento do Estado do Paraná (Fomento Paraná), em Curitiba. O encontro reuniu os profissionais de comunicação das entidades associadas em dois dias de discussões e trocas sobre as experiências desenvolvidas nas agências de fomento e bancos de desenvolvimento em todo o país.

Com o tema “Comunicação em Rede: Pauta e Comportamento”, o Secom debateu a utilização das novas mídias como ferramentas de comunicação e trouxe palestrantes reconhecidos na área, como o publicitário André Telles, o executivo da Report Comunicação Álvaro Almeida, e a jornalista Natalia Viana, idealizadora do projeto Agência Pública de jornalismo investigativo. Um dos destaques do seminário foi a participação da colunista de economia do portal G1 e do canal Globonews, Thais Herédia, que contou sua experiência como ex-assessora de imprensa do Banco Central e narrou como é o dia a dia de produção de notícias em tempo real.

Uma das novidades desta edição do seminário foi a incorporação da agenda da Comissão de Comunicação Social e Marketing da ABDE ao evento. Assim, os presentes participaram da discussão sobre o processo de branding da associação.

O evento foi encerrado, na sexta-feira, com a apresentação das experiências exitosas desenvolvidas pelas equipes de comunicação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ao participar do evento, o superintendente executivo da ABDE, Marco Antonio Lima, destacou a importância de reunir os assessores de comunicação: “O Sistema Nacional de Fomento está com uma linguagem que expressa a ação a favor do desenvolvimento brasileiro”.

Mais notícias