Notícias

ABDE promove primeiro evento preparatório do Fórum do Desenvolvimento 2023
24 de abril de 2023
Neste ano, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) realizará a 8ª edição do Fórum do Desenvolvimento. O Fórum é um dos maiores eventos do país sobre financiamento ao desenvolvimento sustentável no Brasil e reunirá membros do Sistema Nacional de Fomento, do Governo Federal e subnacionais, dos organismos internacionais, dos órgãos representantes da sociedade civil e de outros especialistas, visando debater estratégias para as agendas de sustentabilidade.
Em 2023, a ABDE promoverá um ciclo de eventos preparatórios para o Fórum do Desenvolvimento, denominado #FórumDebates, com o objetivo de ampliar e regionalizar o debate sobre o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, permitindo a discussão de temas específicos das missões propostas no documento lançado em 2022. Para isso, a Associação realizará quatro eventos ao longo do primeiro semestre de 2023 reforçando o papel fundamental do Sistema Nacional de Fomento para a implementação da Agenda 2030 no Brasil e como a coordenação entre as instituições financeiras de desenvolvimento, o setor privado, o poder público, o terceiro setor e organismos internacionais/multilaterais pode ser a chave para acelerar a implementacao dessa agenda no país.
Os eventos realizados terão o apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU), e serão patrocinados por: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além de contar com o apoio especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Para dar início ao o ciclo de eventos do #FórumDebates, o primeiro será realizado de forma presencial, na cidade de Curitiba (Paraná), no dia 27 de abril de 2023 e terá como tema “Cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis”. Confira a programação completa abaixo:
1º Fórum Debate – Abril de 2023
Seminário Regional Fórum do Desenvolvimento 2023 – Região Sul
Cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis
Data e horário: 27/04/2023, das 9h00 às 12h20 e das 14h às 16h30
Local: Palacete dos Leões – Av. João Gualberto, 570, Alto da Glória, Curitiba – PR
9h: Welcome coffee
9h20: Abertura do evento
- Jeanette Lontra, Presidente da ABDE
- Wilson Bley, Presidente do BRDE
- Heraldo Neves, Presidente da Fomento Paraná
9h40: Mesa 1 – Mobilidade urbana como eixo indutor de cidades mais sustentáveis
- Objetivo: pautar as oportunidades e desafios para o financiamento de soluções sustentáveis de mobilidade urbana no Brasil, o potencial de projetos de eletromobilidade e de outras fontes para o desenho de modelos sustentáveis e inclusivos de mobilidade e habitação urbana e os desafios para o avanço do financiamento dessa agenda no país.
- Participantes:
- Mayara Puchalski, Fomento Paraná (moderador)
- Everson Leão, BRDE
- Rodrigo Corradi, ICLEI
- Luiz Alberto Lenz, CWBUS
10h55: Intervalo
11h05: Mesa 2 – Estratégias para viabilizar o financiamento de projetos de adaptação climática em cidades brasileiras
- Objetivo: apresentar os esforços de adaptação climática para as cidades brasileiras, trazendo contribuições dos atores para discutir os passos tomados, bem como desafios e oportunidades para avanço nessa agenda.
- Participantes:
- Marilza Dias, Prefeitura de Curitiba
- Juliana Ribeiro, Fundação Grupo Boticário
- Ana Carolina Azevedo, AFD
- Mateus Muller, BRDE
- Cristiane Viturino, ABDE (moderador)
12h20: Encerramento
[Intervalo para almoço]
Período da tarde (14h30 às 16h30)
14h30: Mesa 3 – Soluções integradas de infraestrutura e a melhoria da gestão pública
- Objetivo: debater a importância do SNF no financiamento de projetos de infraestrutura urbana que promovem a sustentabilidade e a melhoria na qualidade do serviço prestado pelo poder público. A mesa visa explorar as oportunidades e desafios do fomento do SNF ao investimento municipal em soluções integradas de infraestrutura em uma perspectiva de gestão urbana sustentável, com foco em programas eficientização energética e energia renovável.
- Participantes:
- Albari Alves de Medeiros, Paranacidade
- Leonardo Santos, IPGC
- Mayara Puchalski, Fomento Paraná
- Célio Izidoro, Caixa Econômica Federal
- Eduardo Sierra, BID (moderador)
15h45: Coffee break
16h: Apresentação do Raio X da Região Sul
- Cristiane Viturino, Secretária-Executiva interina da ABDE
- Bruna Araújo, Gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE
16h10: Mesa de encerramento do evento
- Jeanette Lontra, Presidente da ABDE
- Heraldo Neves, Presidente da Fomento PR
- Wilson Bley, Presidente do BRDE
AGE recebe presidente do ITEPE para debater futuras parcerias
25 de abril de 2025
Banco do Nordeste inaugura agência em Inhapim (MG)
25 de abril de 2025
Desenvolve SP: Como a instituição impulsionou mais de R$ 1 Bilhão em investimentos e inovação em 2024
24 de abril de 2025