publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove curso sobre desenvolvimento econômico

30 de junho de 2012

A ABDE convida os associados a participarem do Curso Desenvolvimento Econômico e o Sistema Nacional de Fomento: Fundamentação Teórica e Propostas para o Brasil. A atividade, que terá início em agosto, visa ampliar o debate sobre o desenvolvimento sustentável no país e fortalecer, nesse contexto, o papel das instituições associadas.

A coordenação do curso é da professora doutora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) Jennifer Hermann, que tem larga experiência em pesquisa nas áreas de macroeconomia e de desenvolvimento econômico. A pesquisadora considera importante levar para os agentes o conhecimento teórico sobre o que eles já executam no dia a dia. “A ideia é que os integrantes das agências e dos bancos participem da discussão sobre o desenvolvimento e aprofundem um pouco mais a discussão sobre o papel que as instituições têm no processo maior de desenvolvimento econômico e social do Brasil”, resume a pesquisadora.

Para ela, é preciso compreender as limitações e características dos sistemas econômicos. “Um dos gargalos do desenvolvimento da economia é o acesso ao crédito. É da natureza do mercado financeiro excluir determinados setores. É por isso que as instituições financeiras de fomento são fundamentais, pois vão atender esses setores, visto que aos olhos das instituições privadas, essas áreas – infraestrutura, por exemplo – representam elevado risco, com financiamento caro e demorado“, explicou Jennifer. Os demais professores, a maioria integrante do corpo docente da UFRJ, representam os expoentes do pensamento sobre desenvolvimento econômico no país.

Participantes – Com o programa elaborado em conjunto com a Comissão de Estudos e Pesquisas e referendado nas reuniões da Assembleia da entidade, o curso faz parte das ações do Planejamento Estratégico da ABDE e irá oferecer aos participantes o instrumental teórico sobre a atuação do Estado no processo de desenvolvimento econômico, por intermédio das instituições de fomento.

Divido em seis módulos de 15 horas cada, o curso será ministrado durante uma semana nos meses de agosto, setembro e outubro. Ao final de cada módulo, um palestrante convidado fará uma sessão especial sobre temas debatidos nas aulas.

Cada associado irá indicar pelo menos um representante (diretor e/ou técnico de nível superior) para participar do curso, que será realizado no Rio de Janeiro. As inscrições serão feitas por meio do endereço eletrônico cursodedesenvolvimento@abde.org.br e as dúvidas, resolvidas pelo telefone: 21 2109-6033/34/36. A turma terá, no máximo, 40 participantes.

Ao longo desta semana, matérias especiais, disponíveis no site, trarão informações sobre o curso e suas características. Amanhã, a professora Jennifer Hermann falará sobre sua experiência de pesquisa e suas expectativas em relação ao curso. Na quarta-feira (25/07), serão apresentados os seis módulos do curso, os professores, a carga horária e o sistema de avaliação. No dia seguinte, os objetivos da ABDE com essa atividade e sua importância para a conceituação do Sistema Nacional de Fomento (SNF) terão destaque. E, por fim, na sexta-feira (27/07), os internaturas poderão reler, na íntegra, os conteúdos especiais produzidos sobre o curso.

 

 

 

 

 

 

ABDE promove 47º Enacon

21 de novembro de 2024

Mais notícias