publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove 46º Encontro de Contadores das IFDs (Enacon)

ABDE promove 46º Encontro de Contadores das IFDs (Enacon)

2 de junho de 2023

A ABDE promoveu, nos dias 01 e 02 de junho, em Brasília, o 46º Encontro de Contadores das IFDs (Enacon). O evento, voltado para profissionais da área que atuam em Instituições Financeiras de Desenvolvimento, contou com palestras de representantes do Banco Central, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, BRDE, Badesul, BIP, EY e FBM e abordou assuntos como a Lei do Bem e Resolução CMN nº 4.966/22.

A abertura do evento contou com a participação da secretária-executiva interina da ABDE, Cristiane Viturino, a diretora Administrativo Financeira da Fomento Paraná e presidente da Comissão de Assuntos Contábeis da ABDE, Mayara Puchalski, e gerente de Contabilidade da Fomento Paraná e Coordenadora da Comissão de Assuntos Contábeis da Associação, Luciane de Oliveira Tessaro.

As primeiras paletras ficaram por conta de representantes do Banco Central do Brasil, iniciando com Uverlan Primo, analista no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, que tratou sobre o Padrão Contábil das Instituições Reguladas pelo Banco Central (COSIF), e sobre o escopo das resoluções CMN n° 4.966/22 e BCB n° 309/23. Durante a tarde, Rogério Rabelo Peixoto, gerente da Divisão de Informações de Crédito e Responsável pelo Sistema de Informações de Créditos e Giovani Antonio Silva Brito, gerente da Divisão de Monitoramento de Risco de Crédito falaram sobre os impactos da resolução CMN nº 4.966/2021.

     

Ainda durante a tarde, ocorraram duas palestras sobre a Lei do Bem, onde José Afonso Cosmo Júnior, coordenador-geral de Mecanismos de Apoio à Inovação (CGMI) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Informações (MCTI) explicou a parte conceitual, e Luiz Eduardo Keffel Garcia, sócio na Galapos by Modal | M&A, Incentivos e Finanças, ficou com a explicação da parte prática da Lei do Bem.

     

Para finalizar o primeiro dia, Denis Gamba e Fabio Martins representaram a empresa multinacional EY, uma das maiores empresas de serviços profissionais do mundo. Os dois atuam na área contábil organização e dividiram suas experiências quanto a resolução CMN n° 4.966/21 e os Impactos Tributários trazidos pela Lei Federal 14.467/2023.

     

No segundo dia do evento, apresentando casos da região Sul do país, Fabiano Meassi, contador do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentou sua experiência com a Lei do Bem na prática, e Renata Freire, superintendente de Controladoria e Planejamento da Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), falou sobre a estrutura de implantação e de contabilização das operações de crédito na resolução CMN nº 4.966.

Finalizando o evento, Ivan Nacsa, sócio da área financeira da consultoria BIP, apresentou os impactos da resolução CMN nº 4.966 nos Sistemas Legados e as adaptações necessárias, e Carlos Eduardo Quinteiro Carneiro, professor especializado em Contabilidade da FBM Educação falou um pouco sobre Demonstrações Financeiras Resumidas.

     

O encontro contou com cerca de 40 participantes de instituições associadas à ABDE, como: Caixa, BNDES, Finep, Desenbahia, Badesul, GoiásFomento, AGN, Banrisul, Bandes, Badesc, AgeRio, BRDE, Desenvolve SP, Banco da Amazonia, Banco do Nordeste, Desenvolve MT e BDMG.

Mais notícias