publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove 24º Seminário de Gestores de Recursos Humanos e Reunião de Comissão

ABDE promove 24º Seminário de Gestores de Recursos Humanos e Reunião de Comissão

5 de setembro de 2025

A ABDE realizou, nesta quinta e sexta-feira, 04 e 05 de setembro, o 24º Seminário de Gestores de Recursos Humanos, que aconteceu na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes mais de 30 participantes, com representantes de diversas instituições financeiras de desenvolvimento: BNDES, Finep, Banco do Nordeste, AgeRio, Fomento Tocantins, BDMG, BRDE, Bandes, Desenvolve RN e Desenbahia. 

A abertura contou com a participação do diretor executivo da ABDE, André Godoy, da diretora de Recursos Humanos do BNDES, Helena Tenório, da gerente de Recursos Humanos do Bandes e coordenadora da Comissão de Recursos Humanos da ABDE, Daniela Cristina Queiroz Cavalieri, e da gerente de Relações Institucionais da ABDE, Cristiane Viturino. 

As palestras e debates discutiram os desafios de inclusão de diversidades e gerações, a inteligência artificial, as mudanças tecnológicas e os seus impactos no mercado de trabalho, transformação digital, estratégias de endomarketing para engajar as equipes de trabalho e como aplicar comunicação não violenta e assertiva nas relações institucionais. 

Desafios para o futuro, Inteligência artificial, e transformação digital foram os temas da manhã do primeiro dia 

A primeira conversa foi sobre “Os desafios do RH, como se preparar agora para o futuro?”, promovida por Helena Tenório, diretora de RH do BNDES. Ela compartilhou a experiência para a inclusão dos servidores selecionadores no novo concurso público do Banco, falou sobre os desafios de inclusão de gênero, diversidade e geracional, e apresentou algumas formas de como o BNDES realiza o treinamento de gerentes e a comunicação institucional. 

A segunda palestra foi sobre o tema “Inteligência Artificial e seus impactos no RH”, realizada pela Marcilene Scantamburlo, CEO e Fundadora da MentorApp, que explicou o conceito de inteligência artificial e de análise de dados, e mostrou como utilizar a IA e tecnologias para ajudar e facilitar as funções dos Recursos Humanos na prática, como auxílios para montar testes e dinâmicas para vagas, sugestões de textos para divulgação de cargos. Marcilene refletiu sobre as mudanças tecnológicas e o impacto no mercado de trabalho. 

Murilo Maciel, diretor Xtech da Consultoria BIP, trouxe a apresentação sobre “People Analytics no RH Público – Casos reais de uso e resultados”, onde apresentou o uso de novas tecnologias para facilitar os processos do RH e os resultados de pesquisas sobre casos de uso dessas tecnologias no setor público, além de promover um debate sobre futuro da gestão de pessoas. 

Finalizando a parte da manhã, Bruno Bondarovsky, engenheiro de computação que liderou a iniciativa de transformação digital da Prefeitura do Rio, apresentou “Como institucionalizar a cultura da transformação digital? Boas práticas, recursos e iniciativas que favorecem a virada de mentalidade do físico para o digital”, onde falou sobre estratégias sobre proteção de dados e inclusão de tecnologia na comunicação interna. 

Endomarketing, comunicação não violenta e preparação de lideranças foram os temas da parte da tarde 

À tarde, Camila Lustosa, diretora de Estratégia e Conteúdo na Santo de Casa Endomarketing, trouxe a discussão “Endomarketing de RH: Como vender as entregas do RH?”, onde apresentou as melhores formas de trabalhar o endomarketing para engajar as equipes de trabalho, estratégias de vender os resultados do RH para o resto da empresa, e trouxe um exemplo de estudo que mostrava os dados das principais preocupações dos profissionais em relação ao trabalho.  

“Comunicação Não Violenta e Assertiva nas Relações Institucionais – Promovendo ambiente com segurança psicológica” foi tema da palestra ministrada por Renata Kurtz, sócia da Livre Docência Tecnologia Educacional, consultora de RH, e professora na UERJ e na PUC-Rio. Ela falou sobre a importância de aplicar uma comunicação não violenta e assertiva nas relações entre o RH e outros profissionais com exemplos na prática.  

Para finalizar o primeiro dia de evento, ocorreu a palestra online sobre “Planejamento Sucessório no Serviço Público – Como preparar lideranças futuras?”, realizada por Camila Pozzer, psicóloga e especialista em Gerenciamento de Risco e Compliance, que explorou o tema sobre as melhores práticas de preparar as lideranças. 

Profissionais do Baby Boomer à geração Z, NR-1 na prática e Boas práticas de gestão e comunicação foram os temas do segundo dia 

Três debates finalizaram o segundo dia do evento. O primeiro foi sobre “Relação entre gerações no trabalho: da autoridade ao diálogo colaborativo”, ministrada por Mario Rubens Carneiro, professor e pesquisador da UFRJ, com experiência em consultoria, treinamentos corporativos e docência em MBAs na FGV. O debato foi recheado de informações atuais sobre as melhores formas do RH lidar com profissionais da geração Baby Boomer à geração Z.  

A segunda palestra do dia foi sobre a temática “NR-1 na Prática: Cultura de Segurança e os Desafios da Nova Regulamentação”, por Ana Luiza Horcades, auditora-fiscal do Trabalho. Ela trouxe diversos esclarecimentos sobre a nova regulamentação, que é importante para prevenir doenças e acidentes de trabalho, especialmente focados na promoção de saúde mental dentro das empresas, além de tirar diversas dúvidas dos participantes. 

Por fim, a última discussão do encontro foi uma dinâmica em grupo sobre “Boas práticas de gestão e comunicação no RH público”, feita por Anderson Ortiz, professor doutor de Publicidade e Propaganda da UFF, que explicou a importância de uma comunicação institucional clara e funcional entre o RH e as outras gerências para o bom funcionamento das instituições.  

ABDE promove reunião de Comissão de Recursos Humanos 

Na parte da tarde desta sexta-feira (05), ocorreu a reunião de comissão de Recursos Humanos da ABDE, também sede do BNDES. A abertura contou com a participação da gerente de Recursos Humanos do Bandes e coordenadora da Comissão de Recursos Humanos da ABDE, Daniela Cristina Queiroz Cavalieri, e da gerente de Relações Institucionais da ABDE, Cristiane Viturino.  

A reunião híbrida contou com os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego Benício Ribeiro Franco Neto, Luiz Antônio Medeiros de Araújo e Zander Gonçalves da Silva, que esclareceram dúvidas dos profissionais de recursos humanos das instituições financeiras de desenvolvimento sobre a utilização do eSocial. 

 

 

Mais notícias