publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de fórum de inovação e tecnologia para o agro

26 de agosto de 2021

O secretário-executivo da ABDE, José Luis Gordon, participou, na manhã dessa quinta-feira (26/08), da edição Agro do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (Fits). O evento, que tem o apoio institucional da ABDE, reúne mais de 60 palestrantes para debater os desafios e as oportunidades para o agronegócio, em um ambiente de inovação, tecnologias e atenção crescente à pauta da sustentabilidade.
Gordon foi o condutor do painel “Agtechs sustentáveis: tendências e perspectivas”, que contou com a participação da diretora de Inovação do Ministério da Agricultura, Sibelle Silva; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Nilton Borgato; e da sócia da aceleradora Baita, Rosana Fernandes. A mesa discutiu o apoio às startups voltadas para a inovação no setor rural.
O secretário-executivo da ABDE afirmou que hoje a agenda da sustentabilidade é prioritária para o desenvolvimento em todo o mundo e que vários países tem empreendido ações em diversas áreas com esse foco. Nesse contexto, o Brasil tem uma grande possibilidade e o setor agro tem um papel estratégico, inclusive na atração de investimentos sustentáveis para o país. “O desafio do Brasil é tornar sua agricultura sustentável referência mundial”, pontuou Gordon. Ele destacou que os associados da ABDE são responsáveis por cerca de 80% dos financiamentos para o setor, incluindo os investimentos em inovação.
A diretora do Ministério da Agricultura, Sibelle Silva, contou que o órgão mapeia anualmente as startups voltadas ao agronegócio, e em 2020 foram identificadas 1.500, com crescimento no número de organizações mesmo durante a crise. Para ela, é importante ampliar a presença dessas empresas, que hoje estão concentradas no Sul e Sudeste, para os estados do Norte e Nordeste do país, construindo também uma agenda de desenvolvimento regional. “A sustentabilidade é um tema transversal e é muito importante apoiarmos startups que possuam esse olhar. Isso contribui para o desenvolvimento do setor, que quer permanecer inovador e sustentável”, disse.
De acordo com o secretário de Mato Grosso, Nilton Borgato, o agro foi um dos únicos setores que não parou durante a pandemia, sendo fundamental para a sustentação da economia brasileira. Ele frisou que o agronegócio é a mola propulsora do estado, que é, em suas palavras, “grande celeiro de produção no Brasil e alimentador do mundo”.  “A inovação tem que se dar nesse ambiente e as startups são muito importantes para isso”, avaliou.
Aceleradoras
Rosana Fernandes, sócia da Baita, explicou, em sua fala, o papel de uma aceleradora para as startups, fornecendo o apoio inicial necessário para que empresas nascentes de base tecnológica possam se desenvolver e buscar investidores. Ela destacou que é fundamental para as empresas a construção de um posicionamento, para além do desenvolvimento de um produto ou serviço, e que os investidores estão cada vez mais interessados em posicionamentos que estejam conectados com o mundo e com a agenda da sustentabilidade.
“Existe um espaço muito grande, em especial na digitalização da agricultura, para construção de projetos sustentáveis, que revertam em benefícios para o próprio agro e tenham como resultado o bem estar da sociedade em geral”, finalizou.
O Fits Global segue até a noite dessa quinta-feira e a programação completa pode ser acessada no site oifical do evento: www.fitsglobal.com.br/agro21

Mais notícias