publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE lidera dois painéis na 6ª edição do World Investor Week

ABDE lidera dois painéis na 6ª edição do World Investor Week

11 de outubro de 2022

A ABDE participou, na última semana, da 6ª edição World Investor Week (WIW), evento global de proteção e educação aos investidores, organizado anualmente pela Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO), e coordenado no Brasil pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Associação liderou dois painéis dentro da Agenda do Laboratório de Inovação Financeira (LAB) na WIW, nos dias 05 e 06 de outubro, e convidou associados para tratar de assuntos como “contratações de fintechs pelas instituições de fomento”, em conjunto com o GT Fintech do LAB, e “os desafios e oportunidades da participação de IFDs no mercado de títulos sustentáveis no Brasil”, com a participação do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Sicredi.

A presidente da ABDE, Jeanette Lontra, na abertura do painel no dia 06, ressaltou a importância do Sistema Nacional de Fomento (SNF) para a economia brasileira, e como a ABDE estrutura suas ações ligadas ao Desenvolvimento Sustentável. “Temos como eixo norteador o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Um documento que resultou na mobilização dos atores do SNF na construção de políticas de fomento e financiamento orientadas por missões, a fim de engajar, guiar e potencializar o papel do Sistema no avanço da Agenda no Brasil. O Plano também é um reflexo do esforço da ABDE para facilitar e, com isso, dar escala à incorporação dos ODS na atuação do Sistema”, comentou.

Após a fala da presidente, a gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE, Bruna Araújo, mediou o painel que teve como convidados, alguns dos associados da instituição, como o Banco do Brasil, BNDES, BDMG e o Sicredi. Ela apresentou o Plano ABDE 2030 e os associados trouxeram os processos das instituições no que diz respeito a títulos verdes e sustentáveis.

Gustavo Amaral, gerente de Captação Internacional e relação com o mercado do BDMG, falou sobre a emissão de títulos sustentáveis no país, e os desafios que o BDMG enfrentou para aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no dia a dia da empresa. Ele contou que, dos 17 ODS, o BDMG conseguiu implementar 11 com êxito, analisando e escolhendo aqueles que melhor se encaixavam em sua proposta de negócio.

Jorge Gildi, assessor da Gerência de Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil (BB), pautou como o banco seleciona os critérios para as emissões desses títulos verdes e sustentáveis e traz os impactos positivos que eles causam nas empresas, usando o BB de exemplo. Gustavo Freitas, diretor Executivo de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi, abordou a parte de relacionamentos, pontuando como é feita a captação de recursos e como levá-los para a ponta: seu cliente. Já o João Fábio, gerente de Captação Internacional do BNDES, pontuou o processo de coleta de verba e a verificação dos dados das emissões, além de trazer os projetos realizados pela instituição, seus resultados e impactos sociais.

Mesa sobre Fintech:

No dia anterior, a ABDE e o GT Fintech do LAB realizaram painel sobre a contratação de fintechs pelas instituições de fomento, que contou com a participação da auditora do Tribunal de Contas da União, Tânia Lopes Pimenta Chioato, além de representantes dos

associados: Estéfano Winter, gerente de TI do BDMG, Claudio Pinto, gerente Executivo do Basa, Carlos Adriano Lielb, gerente de Planejamento e Inovação do Badesc, gerente de Operações Especiais do Badesc e Rafael Andrade de Souza, do Badesc. A secretária-executiva interina da ABDE, Cristiane Viturino, também participou do painel.

O debate teve o objetivo de explorar os possíveis caminhos jurídicos para a contratação de fintechs e startups pelas instituições integrantes do Sistema Nacional de Fomento, e abordou como estas contratações podem trazer soluções ESG para as Instituições Financeiras de Desenvolvimento. Para mais informações sobre o evento, acesse o site: https://lnkd.in/g_bRU9Bc

Mais notícias