publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE está com oportunidade aberta para Analista na Gerência de Sustentabilidade, Economia e Inovação

ABDE está com oportunidade aberta para Analista na Gerência de Sustentabilidade, Economia e Inovação

18 de julho de 2024

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) entidade que reúne 33 Instituições Financeiras de Desenvolvimento de todo o Brasil que compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF), procura profissional para ocupar o cargo de Analista Técnico na Gerência de Sustentabilidade, Economia e Inovação (GESEI) da Associação. No exercício desta função, o perfil selecionado deverá integrar a equipe técnica da ABDE, executando conjuntamente as seguintes atividades:

– Realizar estudos, pesquisas, coleta e análise de base de dados, tratamento de informações para geração de relatórios, briefings, notas técnicas e análises de conjuntura em temas relacionados a bancos de desenvolvimento, finanças para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo; crédito para a indústria, inovação e agropecuária no contexto brasileiro e mundial; entre outros temas de interesse dos associados e da Diretoria.

– Preparar documentos, notas técnicas, pleitos, apresentações, relatórios institucionais, notas de posicionamento, material de divulgação, bem como apoiar nas atividades de comunicação, relações institucionais, projetos e ações da área.

– Manter relacionamento com os interlocutores de projetos de cooperação, tais como financiadores, beneficiários ou outros parceiros.

– Acompanhar e certificar-se de que os marcos do projeto estão sendo seguidos conforme o planejado, acionando as partes envolvidas sempre que necessário.

– Realizar, conforme as exigências de cada projeto, o seguimento dos desembolsos e as prestações de contas dos acordos.

– Apoiar na comunicação adequada com as contrapartes, parceiros políticos, prestadores de serviço, palestrantes e outros atores relevantes para a atuação da Associação.

– Apoiar no relacionamento com parceiros nacionais e internacionais, identificando oportunidades de parcerias, contribuindo para a construção de propostas de agenda de trabalho e incluindo a perspectiva do desenvolvimento sustentável nos projetos e ações.

Requisitos e Habilidades Necessárias:

– Formação em nível superior, em economia.

– Mestrado ou Especialização em áreas como: Economia, Políticas Públicas, Desenvolvimento Econômico, Políticas Climáticas, Finanças Sustentáveis, Política Industrial, Inovação, Economia Política Internacional.

– Experiência (setor público, privado ou academia) com análise econômica ou pesquisa aplicada nos seguintes temas: bancos de desenvolvimento no Brasil e no mundo; finanças sustentáveis; financiamento à transição justa; política fiscal e monetária para o desenvolvimento sustentável; financiamento à política industrial e à inovação; ou temas correlatos.

– Conhecimento de temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social, em especial temáticas ligadas ao Sistema Financeiro Nacional;

– Experiência em acompanhamento de projetos; análises econômico-financeiras; desenvolvimento de termos de referência para contratação de estudos e serviços e/ou no acompanhamento e gestão de projetos.

– Fluência (oral e escrita) em inglês.

– Boa comunicação interpessoal.

– Excelente redação.

– Domínio do pacote Office.

Requisitos Desejáveis:

– Desenvolvimento e/ou implementação de políticas públicas e/ou de projetos de desenvolvimento sustentável;

– Experiência em instituições financeiras de desenvolvimento e multilaterais; e com cooperação internacional;

– Familiaridade com os conceitos, abordagens e informações básicas: a respeito do Sistema Nacional de Fomento e de seus integrantes, com ênfase nas questões; as principais agendas globais de desenvolvimento, em particular as questões relacionadas a sustentabilidade e finanças sustentáveis; os processos, discussões e os estudos de desenvolvimento social e econômico;

– Excel avançado;

– Familiaridade com linguagem R ou Python;

– Experiência com tratamento de base de dados nacionais e internacionais (Bacen, IBGE, IPEA, FMI, Banco Mundial, entre outros);

– Fluência em espanhol ou francês.

Local de Trabalho: o analista selecionado será alocado no escritório da ABDE na cidade de Brasília/DF e trabalhará em regime híbrido, podendo exercer suas funções fora do escritório em duas vezes na semana. O regime deverá ser acordado com o superior imediato (gerente). No regime de trabalho virtual, o analista poderá ser solicitado para encontros presenciais com a equipe e/ou participação e acompanhamento dos projetos pilotos em instituições associadas da ABDE.

Vantagens e Remuneração

– Remuneração competitiva e alinhada com o mercado.

– Plano de saúde com cobertura nacional, extensivo para dependentes (filhos e cônjuge);

– Plano odontológico com cobertura nacional, para titular e extensivo dependentes;

– Vale refeição ou alimentação sem desconto;

– Seguro de vida.

Processo seletivo:

– Análise de currículo;

– Entrevistas;

– Teste de habilidades.

Para candidatura:

O envio do currículo deve ser feito para geraf@abde.org.br até a data limite de 31 de julho de 2024.

Na ABDE, estamos comprometidos em criar um ambiente diversificado e inclusivo de respeito mútuo. Incentivamos que mulheres, negros e indígenas, pessoas com deficiência e pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+ se candidatem às nossas vagas.

ABDE promove 47º Enacon

21 de novembro de 2024

Mais notícias