publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e Fonplata assinam parceria para alavancar financiamento ao desenvolvimento sustentável

17 de agosto de 2021

A ABDE assinou, nesta terça-feira (17), em Brasília, memorando de entendimento com o Fonplata – Banco de Desenvolvimento que possui membros de cinco países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objetivo da parceria é fortalecer a atuação das instituições financeiras de desenvolvimento brasileiras no financiamento de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, em especial à infraestrutura sustentável local.
O contrato de parceria prevê como atividades centrais a troca de informações, realização de estudos, organização de eventos e a prospecção de oportunidades de atuação conjunta, além da captação de recursos dos associados da ABDE com a entidade sul-americana.
“As parcerias com entidades internacionais do porte do Fonplata são fundamentais para avançarmos na agenda de desenvolvimento sustentável. Construímos um acordo de cooperação com um amplo conjunto de atividades e que fortalecem as instituições financeiras de desenvolvimento brasileiras para esse propósito”, afirmou o presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski.
O presidente executivo do Fonplata, Juan Notaro, destacou a importância desse acordo para o banco. “Há dois anos, o Fonplata passou a financiar de forma significativa os bancos públicos de desenvolvimento da região e, nesse sentido, a ABDE é um parceiro de enorme interesse para nós. Um dos objetivos de nosso financiamento como banco de desenvolvimento é chegar diretamente a municípios e há uma quantidade enorme de municípios onde vamos chegar por meio dos diferentes bancos associados à ABDE”, afirmou Notaro.
“A maiorias de nossos associados possuem operações com os municípios brasileiros e, portanto, é uma parceria que vai ajudar a trazer um apoio adicional por meio de capacitações técnicas, intercâmbios e linhas de crédito que as instituições poderão tomar com o Fonplata, podendo depois financiar os municípios brasileiros com os quais trabalham. É impacto na ponta, com capilaridade, e a ABDE servindo como plataforma de mobilização de recursos para o desenvolvimento sustentável no Brasil”, completou Suchodolski.
A ABDE tem firmado uma série de parcerias com bancos multilaterais de desenvolvimento e organismos internacionais, a fim de permitir a cooperação técnica e capacitação dos integrantes do Sistema Nacional de Fomento. A meta é trazer a agenda de sustentabilidade, em especial à ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para a realidade brasileira.
Entre as entidades com parcerias firmadas com a ABDE estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
 
ABDE
A ABDE foi criada em 1969 e reúne 31 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) espalhadas por todo o país – entre bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento e agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Juntas, essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF).
Alinhada com os propósitos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com o Acordo de Paris, a entidade promove ações para impulsionar o desenvolvimento sustentável através do financiamento a projetos de infraestruturas em áreas como energia renovável, saneamento básico, mobilidade urbana e cidades inteligentes.
 
FONPLATA
O Fonplata é uma organização multilateral de desenvolvimento regional composta por cinco países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Sua missão principal é apoiar a integração dos países membros de forma a contribuir para seu desenvolvimento harmônico e inclusivo, dentro das áreas geográficas de influência da Bacia do Prata, por meio de operações de crédito e de recursos não reembolsáveis do setor público.
O objetivo do FONPLATA é contribuir para reduzir as disparidades socioeconômicas e privilegiar a complementaridade e a sinergia dos esforços das instituições nacionais de desenvolvimento, bem como de outras agências de desenvolvimento, por meio de projetos de pequena e média dimensões a serem executados em áreas geográficas delimitadas, de forma a favorecer um ou mais países para alcançar melhor inserção na sub-região, na região e no mercado mundial.

Mais notícias