publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e Fomento Paraná realizam visita técnica ao Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza/CE

ABDE e Fomento Paraná realizam visita técnica ao Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza/CE

9 de setembro de 2025

Na última quinta e sexta-feiras, os dias 4 e 5 de setembro, a ABDE e a Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná) realizaram uma visita técnica ao Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza/CE, no âmbito da cooperação com a GIZ, com o objetivo de conhecer de perto os programas Crediamigo e Agroamigo, considerados referências no cenário de microcrédito da América Latina.

Durante a agenda, as equipes do BNB receberam a comitiva da ABDE e da Fomento Paraná, proporcionando um ambiente de troca institucional muito produtivo. Houve reuniões de trabalho, apresentações e visitas aos escritórios regionais do Crediamigo e do Agroamigo, e na sede do BNB, que permitiram compreender de forma mais aprofundada o funcionamento e o impacto desses programas, compartilhar práticas, desafios e aprendizados que fortalecem o papel das instituições de fomento no apoio ao microcrédito produtivo e ao desenvolvimento econômico e social da região.

Estiveram presentes na comitiva: pela ABDE, o gerente Sustentabilidade, Economia e Inovação da ABDE, Eduardo Djanikian e a analista de Sustentabilidade, Economia e Inovação da ABDE, Paula Verlangeiro Vieira; pela GIZ, o assessor técnico da GIZ, José Henrique Lima; e pela Fomento Paraná, o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica da Fomento Paraná, Gustavo Alexandre Duda Mattana, o analista da Gerencia de Riscos da Fomento Paraná, Joaquim Batista da Silva Neto, coordenador de Atendimento da Gerencia de Mercado da Fomento Paraná, Bernardo Damazio Trinchero, e o assistente técnico da Gerencia de Mercado da Fomento Paraná, Conrado Ferreira de Lima.

Na quinta-feira (04), a comitiva visitou a Unidade Crediamigo Itaperi, onde houve troca de experiências com os agentes de crédito, coordenador da unidade e o Gerente de Negócios do escritório (Eudes). À tarde fomos à sede do BNB para uma palestra e troca de experiências com a equipe Crediamigo. Durante a visita, participaram Erick Oliveira, coordenador do Crediamigo, Alan Souza, gerente de Negócios, Alexandre Cavalcante, gerente de Expansão da Operação, responsável por identificar vazios mercadológicos para a abertura de novos estabelecimentos com menor custo, Carol da Costa, gerente de Tecnologia, e Helton Chagas Mendes, superintendente do Crediamigo do BNB.
Já na sexta-feira (04), as equipes foram à Unidade do Agroamigo de Cascavel, em uma palestra sobre o programa em uma Associação Comunitária da região, onde tiveram a experiência de conhecer a comunidade local interessada no programa, além de empresários locais produtores de cajuína e castanha, que já haviam participado de alguns ciclos do Agroamigo. Após essa experiência, a equipe foi, no período da tarde, à sede do BNB para conhecer a equipe do Banco responsável pelo programa. Participaram dessa reunião Rachel e Renata, gerentes da área e Luiz Sérgio Farias Machado, superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB.
Informações gerais sobre os programas:
Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América Latina e referência no Brasil. Criado em 1998 pelo Banco do Nordeste, o programa tem como propósito oferecer crédito simplificado a microempreendedores formais e informais, com foco em apoiar a geração de renda, a formalização de negócios e a inclusão produtiva. Seu modelo combina o financiamento com orientação técnica, fornecendo acompanhamento próximo aos clientes para garantir o uso adequado dos recursos. O Crediamigo é particularmente relevante porque se concentra em públicos de baixa renda, que tradicionalmente têm pouco ou nenhum acesso ao sistema financeiro formal.
Já o Agroamigo, lançado em 2005, é o programa de microcrédito produtivo orientado voltado especificamente para o meio rural. Ele busca fortalecer a agricultura familiar, apoiando pequenos produtores que desejam investir em atividades agrícolas e não agrícolas, com linhas que permitem tanto o custeio da produção quanto a aquisição de equipamentos e melhorias de infraestrutura. O Agroamigo atua em consonância com as políticas públicas federais de apoio ao pequeno produtor, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ampliando as possibilidades de acesso ao crédito no campo.
Mais notícias