publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e BNDES debatem na COP26 sobre a mobilização de recursos para a meta de Carbono Zero

10 de novembro de 2021


Na última quarta-feira (10/11), a ABDE e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveram, dentro da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), o webinar “O papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento na mobilização de recursos para meta de Carbono Zero”. O encontro foi o terceiro de uma série de debates que a ABDE tem realizado para construção do Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, documento que será apresentado em 2022 com propostas para que o Brasil alcance as metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“As Instituições Financeiras de Desenvolvimento têm o mandato de fomentar o desenvolvimento econômico e social nos seus países, e possuem uma ampla variedade de instrumentos para fazê-lo. Agora, temos uma missão para impulsionar nossa ambição de construirmos um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Para isso, estamos comprometidos com a agenda climática e com as responsabilidades relacionadas às mudanças do nosso tempo, do século 21”, destacou o presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski.
O diretor do BNDES, Bruno Aranha, apresentou as ações que o banco realizado nessa área: desde 2015, a instituição desembolsou mais de 18 bilhões de dólares na economia verde, em projetos que evitam a emissão de carbono. “Essa é uma das ações que os bancos de desenvolvimento pode fazer, mas nosso papel vai muito além do financiamento. Acredito que precisamos pensar em três pilares para contribuirmos nesta transição para uma economia neutra: ampliação de funding, alocação eficiente de recursos e novos produtos”, afirmou Aranha.
Também participaram do evento a professora da Columbia University, Stephany Griffith-Jones; o vice-gerente Geral do Bank for International Settlements (BIS), Luiz Pereira da Silva; especialista sênior de Clima do Caisse des Depots, Damien Navizet; e o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF),  Jorge Arbache, como moderador.
Confira no vídeo acima a íntegra do debate.
 
 

Mais notícias