publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e BID lançam Aliança para o Financiamento da Amazônia durante a COP26

1 de novembro de 2021

A ABDE e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram, na manhã desta quarta-feira (03/11) a Aliança para o Financiamento da Amazônia, durante o painel “Making Finance work for Climate Finance in Amazon: the Role of Development Banks”, organizado pela ABDE e pelo ICLEI na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26). O presidente da ABDE e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sergio Suchodolski, e o presidente do Banco da Amazônia e 2º vice-presidente da ABDE, Valdecir Tose, participaram do encontro. Assista a íntegra do painel clicando aqui.
A Aliança para o Financiamento da Amazônia tem o objetivo de coordenar as instituições financeiras de desenvolvimento que operam na região amazônica. O grupo também vai discutir os próximos passos para um papel mais forte dos bancos de desenvolvimento e agências de fomento na promoção de uma economia mais verde e sustentável, identificando lacunas, riscos e oportunidades para sua atuação no território.
“A Aliança pretende ajudar a coordenar esforços entre os diversos atores que estão atuando no financiamento desses programas de desenvovimento sustentável, que vão ajudar a mudar o panorama das atividades econômicas na região. Serão fundamentais a capilaridade que essas instituições têm, com conhecimento do território e boas práticas, além do apoio internacional, inclusive por meio de fundos e linhas de crédito temáticas, especialmente direcionadas para a região, que certamente ajudarão a construir um futuro sustentável e oportunidades de desenvolvimento econômico e social”, afirmou Suchodolski.
Valdecir Tose lembrou que o Sistema Nacional de Fomento é responsável por mais de 90% do financiamento do desenvolvimento sustentável na Amazônia. “O objetivo da Aliança é também criar instrumentos financeiros e garantidores que possam, junto com essas instituições que já atuam localmente, atrair recursos externos, e fazer com que esse capital chegue aos empreendedores da Amazônia”, destacou o executivo da ABDE e do Banco da Amazônia.
O representante do Grupo BID no Brasil, Morgan Doyle, ressaltou a importância da iniciativa. “É crucial para as resoluções sobre as mudanças climáticas, e o BID tem orgulho de desenvolver isso, especialmente na Amazônia, que é um bioma fundamental para o planeta. Estamos entusiasmados de participar dessa Aliança, pois a Amazônia é uma terra de enorme potencial que precisa de proteção e salvaguarda”, disse.
Também participaram do painel, o gerente geral de relações institucionais do Iclei América do Sul, Bráulio Diaz; a assessora de Advocacy do Iclei América do Sul, Bianca Cantoni; a coordenadora de Cidades da FAS, Paula Gabriel; e a prefeita de Abaetetuba (PA), Francineti Carvalho.
 
COP-26
A agenda da ABDE na Conferência da ONU inclui outras dois eventos. Na terça-feira, dia 02/11, às 13h20 (horário de Brasília),  o presidente Sergio Gusmão Suchodolski foi um dos convidados do Painel “Como o setor financeiro pode contribuir para o aumento da ambição climática no Brasil?”, organizado pela Iniciativa Empresarial em Clima (IEC). O evento debateu o papel do setor financeiro para o enfrentamento à mudança do clima no país e os próximos passos rumo a uma transição de baixo carbono, apoiando-se em casos práticos e em soluções concretas. Um dos objetivos é compreender qual o papel do país na limitação do aumento de temperatura em 1,5°C.
No dia 10, a ABDE e o BNDES realizam o painel “O papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento na mobilização de recursos para meta de Carbono Zero”. Além do presidente da ABDE, o evento terá a participação do diretor do BNDES, Bruno Aranha; do diretori-geral adjunto do BIS, Luiz Awazu; da professora da Columbia University, Stephany Griffith-Jones; do especialista sênior em Clima do Caisse des Depots, Damien Navizet; e do vice-presidente da CAF, Jorge Arbache, como moderador. As informações sobre transmissão serão divulgadas em breve.
 

Mais notícias