publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e Agência Francesa de Desenvolvimento promovem evento para assinatura em acordos com bancos públicos.

ABDE e Agência Francesa de Desenvolvimento promovem evento para assinatura em acordos com bancos públicos.

28 de março de 2024

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) promoveram, nesta quinta-feira (28), em Brasília, a assinatura de acordos com instituições financeiras públicas brasileiras para incentivo à preservação ambiental e à construção sustentável do Brasil. O objetivo da parceria entre Brasil e França é alavancar investimentos privados e públicos para a proteção do meio ambiente.

 

No encontro, o diretor regional da AFD para o Brasil e Cone Sul, Dominique Hautbergue, junto da ABDE, representada pelo vice-presidente de Negócios de Atacado do Banco do Brasil, Francisco Lassalvia, reuniram as principais parceiras da Agência Francesa de Desenvolvimento no país para assinar os contratos e discutir temas relacionados ao setor. Além dos anfitriões estiveram presentes representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do BNDES, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Banco do Nordeste (BNB) e o Banco da Amazônia (BASA). As instituições apresentaram prioridades e estratégias diante dos desafios climáticos, sociais, econômicos e de governança.

 

“Gostaria de agradecer o apoio da AFD ao nosso país, em um ano tão emblemático, em que o Brasil coordena o G20, e de aproximação de realização da COP30, que prevê a alocação de recursos para bioeconomia, para a nossa Amazônia, para recursos energéticos, e que essa parceria possa ser estendida para todos os agentes públicos aqui representados”, afirmou o vice-presidente de Negócios de Atacado do Banco do Brasil, Francisco Lassalvia, que representou a ABDE no evento.

 

A Agência Francesa de Desenvolvimento é responsável pelo financiamento do setor público e de ONGS, além de pesquisa e capacitação e atua em mais de 150 países. O Grupo financia, acompanha e acelera as transições necessárias para um mundo mais justo, igualitário e resiliente. As equipes estão empenhadas em mais de 4.200 projetos locais, contribuindo para o engajamento da França e dos franceses em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde 2007, a AFD já tem 3,3 bilhões de euros em compromisso para o desenvolvimento sustentável do país.

 

Já a ABDE representa 34 instituições financeiras brasileiras que compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A Associação forma uma comunidade comprometida com o desenvolvimento de políticas de investimento sustentáveis, resilientes e responsáveis, ​​voltadas a apoiar o modelo de desenvolvimento sustentável do Brasil e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os associados da ABDE representam 45% da oferta de crédito no Brasil, com um valor total estimado em R$ 2,4 trilhões.

 

Mais notícias