publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE apresenta propostas para o desenvolvimento em Brasília

31 de maio de 2016

O presidente da ABDE, Milton Luiz de Melo Santos, e o secretário-executivo da Associação, Marco Antonio A. de Araujo Lima, participaram de uma série de encontros em Brasília, na última terça-feira (14/6), para discutir a agenda do desenvolvimento regional proposta pela instituição ao governo federal. As reuniões, ao longo do dia, foram realizadas com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Carlos Hamilton; com o diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles; e com o assessor da Presidência da República Rodrigo Rocha Loures.

Nos encontros, a ABDE apresentou as ações que vem sendo realizadas pelas Instituições Financeiras de Desenvolvimento e as previstas no Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Fomento (SNF), aprovado pelos associados no fim de 2015. Por meio do documento “Proposta para o fortalecimento do SNF e a retomada do crescimento”, entregue em todas as reuniões, o presidente reforçou a importância das instituições de fomento para propiciar o desenvolvimento do país, especialmente em sua esfera regional

O documento, elaborado pela área técnica da Associação, defende a necessidade de se promover as potencialidades dos agentes regionais de financiamento, com o intuito de consolidar o SNF, reduzir as desigualdades regionais e retomar o crescimento. Para isso, um passo fundamental é dotar as Instituições Financeiras de Desenvolvimento Regional de um volume de capital condizente com suas necessidades, o que as permitiria desenvolver vantagens competitivas e ampliar os investimentos em infraestrutura, gerando efeitos multiplicadores nos demais setores e aumentando a competitividade dos bens e serviços produzidos no país no mercado internacional.

A proposta traz ainda alguns pleitos da Associação, direcionadas a diferentes atores da União, entre os quais a formação de um grupo de trabalho, coordenado pela Casa Civil, para discutir sistematicamente as ações e propostas apresentadas pela ABDE com objetivo de fortalecer as instituições financeiras para o desenvolvimento regional, e formular um plano de capitalização destas instituições, que compõem o conjunto de sócios da ABDE.

As propostas foram bem recebidas durante as reuniões, e incorporadas com outras sugestões levantadas nos encontros. O assessor da Presidência da República, Rodrigo Loures, destacou que o fortalecimento da Federação é uma das prioridades do governo, e que a proposta da ABDE vai ao encontro desse objetivo.

Mais notícias