publicações-rumo

Publicações

Notícias


Encontros reúnem profissionais da área jurídica

28 de fevereiro de 2018

A ABDE realizou, na quinta-feira (01/03), a primeira reunião de 2018 da Comissão de Assuntos Jurídicos, no escritório-operacional da Associação, no Rio de Janeiro. O encontro contou com a participação de 16 representantes de instituições do Sistema Nacional de Fomento. Na mesa de abertura, o presidente da comissão e diretor da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), Justiniano Pedroso, destacou a importância do encontro. “É fundamental que ocorram essas reuniões para que possamos debater assuntos relevantes para o crescimento do país”, disse.

A abertura também contou com a presença do secretário-executivo da ABDE, Marco Antonio A. de Araujo Lima. Ele afirmou que o Brasil precisa de bons modelos de negócios e citou o banco de desenvolvimento alemão KFW como exemplo. “O país precisa voltar a se desenvolver e o sistema utilizado pelo banco KFW é uma referência, que o Brasil pode usar para retomada do crescimento”. Marco Antonio ainda destaca que: “Podemos alcançar um crescimento moderado, mas para que isso aconteça é necessário que se tenha uma política pública melhor, que consiga investir os devidos recursos nas áreas certas”.

O superintendente Jurídico da Desenvolve SP e coordenador da Comissão, Carlos Augusto Sobrinho também enfatizou a importância de novos modelos de negócios e mencionou o banco KFW como referência. “O sistema alemão utiliza de forma inteligente os recursos para ampliar o desenvolvimento no país e devemos encontrar um caminho observando esses modelos de negócios para promover o crescimento aqui no Brasil”.

Após a reunião da comissão, e no dia seguinte, foi realizada a 37ª edição do Seminário Nacional de Assuntos Jurídicos (Sejur), também no escritório-operacional da ABDE, no Rio de Janeiro. Foram realizados debates, com a participação de especialistas, sobre temas como acordo de acionistas, o impacto da reforma trabalhista no âmbito das instituições de fomento, alienação fiduciária e fintechs.

Mais notícias