publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenvolve SP realiza pesquisa para empreendedores

31 de dezembro de 2017

A Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) realizou uma pesquisa anual, que revelou que as pequenas e médias empresas (PMEs) vão investir até 2020 em inovação para ganhar espaço em novos mercados. A instituição lançou ao longo de 2017, pesquisas com questionários durante os eventos do Movimento de Inovação, para identificar o perfil dos empreendedores e apontar suas percepções sobre inovação e principais dificuldades de investimento. A pesquisa contou com perfis de empresários das cidades de: São Paulo, Sorocaba, Marilia, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Participaram da pesquisa, 182 empresários, em que 53% representavam pequenas e médias empresas prestadoras de serviços, 32% estão à frente das indústrias, 10% nos comércios 10% e 6% de empreendimentos ligados ao agronegócio. Com base nos testes realizados pela instituição sobre percepção a inovação, intenção de investimento e dificuldade para investir, os PMEs consideram que a inovação é aplicada a qualquer tipo de negócio, e que em tempos de crise, investir em inovação é a melhor alternativa encontrada pelos empresários para driblar os efeitos negativos. Dentre as principais dificuldades encontradas para se investir em inovação, foi observado que obter linhas de crédito ou outras fontes de financiamento, além da carga tributária, impostos, legislação e burocracia, mediante também a incerteza sobre o futuro do país.

“Pelo segundo ano consecutivo a pesquisa mostra que, mesmo diante das dificuldades encontradas, os empresários se mantêm confiantes e devem continuar investindo em inovação. Essa postura será determinante para impulsionar a retomada da economia no estado e no país”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Quanto à dificuldade sentida pelos empreendedores em encontrar linhas de financiamento para inovação, o executivo diz que a agência está no caminho certo. “É uma realidade que está mudando. Ao dar início ao Movimento pela Inovação, em 2015, começamos a levar informação de qualidade e facilitar o acesso dos empreendedores paulistas ao crédito sustentável. Prova disso é que os financiamentos da Desenvolve SP para projetos inovadores já atingiram a cifra de R$ 123,7 milhões em todo o estado de São Paulo. Antes dos eventos, esse montante era de apenas R$ 13,1 milhões”, diz Santos.

Ascom/Desenvolve SP

Mais notícias