publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fórum do Desenvolvimento debate a participação do estado na economia

30 de novembro de 2017

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoveu, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), nesta quarta-feira (13/12), o Fórum do Desenvolvimento em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento aberto ao público, teve o patrocínio do Sebrae Minas e contou com a presença de palestrantes de renome internacional e nacional. O objetivo do fórum foi promover um debate entre as agências de fomento e os bancos de desenvolvimento no país, além de discutir o futuro do desenvolvimento nacional. Marco Aurélio Crocco, presidente do BDMG e vice-presidente da ABDE, comentou que “Vamos discutir nesse fórum, como os bancos de desenvolvimento e as agências de fomento podem se preparar para o cenário econômico em 2018”.  

Na primeira parte do evento, o palestrante sul-coreano Ha-Joon Chang, professor da Universidade de Cambridge, escritor e teórico do desenvolvimento, defendeu, a partir de exemplos como o do Japão, dos Estados Unidos e do Reino Unido, que todos os países hoje desenvolvidos tiveram importante participação do Estado em seu processo de desenvolvimento, por meio especialmente de protecionismo e da regulação. “Todos os países ricos utilizaram protecionismo por longo período para desenvolver suas indústrias. A história do capitalismo é essa. Agora, essas nações chutam a escada que utilizaram para subir, para que ninguém mais utilize”, criticou.

O evento contou com palestras sobre o cooperativismo de crédito, com especial destaque para a participação do professor da Universidade de Pula, Milford Bateman, com comentários de membros do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Sicredi; e “Mercado de Capitais e Green Bonds”, feita por Justine Leigh-Bell, da Climate Bond Iniciative, e membros do BID e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Ao final do evento, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio ABDE-BID 2017 de artigos, que prestigia a produção de trabalhos acadêmicos dedicados às temáticas do desenvolvimento.

 

Mais notícias