publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fórum discute o futuro do desenvolvimento no país

31 de outubro de 2017

Para se inscrever no evento, clique aqui.

Quais passos devem ser tomados para que o Brasil se desenvolva de forma sustentável? Qual o futuro do fomento no país? Essas são algumas das perguntas que serão debatidas durante o Fórum do Desenvolvimento, que ocorre no dia 13 de dezembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento, aberto ao público, contará com participantes de renome nacional e internacional e é uma iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que comemora 55 anos em 2017.

Entre os palestrantes está o sul-coreano Ha-Joon Chang, professor da Universidade de Cambridge, escritor e teórico do desenvolvimento, que já prestou consultoria para os Bancos de Desenvolvimento Asiático e Europeu, além de diversas agências das Nações Unidas. O economista falará sobre Desenvolvimento Tardio e contará com os comentários do presidente do BDMG e vice-presidente da ABDE, Marco Aurélio Crocco.

O evento também terá as palestras “O cooperativismo de crédito para o processo de desenvolvimento”, realizada pelo especialista em cooperativas de crédito e professor da Universidade de Pula, Milford Bateman, com comentários de membros do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Sicredi; e “Mercado de Capitais e Green Bonds”, feita por Justine Leigh-Bell, da Climate Bond Iniciative, e membros do BID e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ao final, será feita a entrega do Prêmio ABDE-BID 2017 de Artigos, que prestigiou a produção de trabalhos acadêmicos dedicados às temáticas do desenvolvimento, em especial sobre o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF), das finanças verdes e do cooperativismo de crédito

 

Programação – Fórum do Desenvolvimento

Data: 13 de dezembro

Local: Sede do BDMG (Rua da Bahia, 1600, Lourdes, Belo Horizonte, MG)

 

9h00 – Café de boas-vindas e credenciamento

 

09h30 – Abertura


10h30 – O Desenvolvimento Tardio – Palestrante: Ha-Joon Chang – professor da Universidade de Cambridge. Comentador: Marco Crocco, presidente do BDMG e vice-presidente da ABDE

 

12h00 – Almoço

 

13h30 – O Cooperativismo de crédito para o processo de desenvolvimento – Palestrante: Milford Bateman, professor na Pula University. Comentadores: Enio Meinem, diretor de operações no Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob); Marcio Port, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira. Moderador: Ronaldo Scucato, presidente da OCEMG.

 

15h15 – O Mercado de Capitais e Green Bonds – Palestrante: Maria Netto, BID. Palestrante: Claudio Benevides, superintendente de normas da CVM. Palestrante: Justine Leigh-Bell, Climate Bond Initiative. Moderador: Marco Antonio A. de Araújo Lima, secretário-executivo da ABDE.  

 

16h45 Entrega do Prêmio ABDE-BID

 

Sobre a ABDE – A Associação Brasileira de Desenvolvimento reúne bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, além do Sebrae e da Finep. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações promotoras do SNF, tendo como meta o aprimoramento da atuação de seus associados a fim de que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro. Realiza cursos, produz estudos e representa as instituições em mesas de diálogo com organismos do governo, do setor produtivo e da sociedade.

 

Sobre o BID – O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região. 

Sistema OCB – No Brasil, o movimento cooperativista é representado oficialmente pelo Sistema OCB, com suas três entidades complementares: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O Sistema conta com uma unidade nacional e 27 estaduais – localizadas nas capitais de cada estado e também no Distrito Federal. Seu papel é trabalhar pelo fortalecimento do cooperativismo no Brasil. São focos diferenciados e, ao mesmo tempo, complementares. A soma de todas essas forças tem um importante objetivo comum: potencializar a presença do setor na economia e na sociedade brasileira.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Luciana Otoni

Tel.: (61) 3049-9577 / 98167-7682

E-mail: luciana.otoni@inpressoficina.com.br

Joana Marins

Tel. (61) 3049-9584 / 99852-2330

E-mail: joana.marins@inpressoficina.com.br

 

 

 

Mais notícias