publicações-rumo

Publicações

Notícias


Produção Industrial cai em junho

31 de julho de 2014

Em junho, a produção industrial nacional apresentou queda de 1,4% em relação a maio, na série livre de influências sazonais. Trata-se do quarto recuo consecutivo nesse tipo de comparação, acumulando perda de 3,4%. Os resultados negativos foram registrados nas quatro grandes categorias econômicas e em 18 dos 24 ramos pesquisados. Ainda na comparação com maio, a categoria bens de consumo duráveis apresentou a maior queda, ao recuar 24,9%, seguida pelo segmento de bens de capital (-9,7%). O setor de bens intermediários teve a queda mais moderada (-0,1%).

No acumulado em 2014, foi registrada queda de 2,6%, com recuo em três das quatro grandes categorias econômicas e em 18 das 26 atividades pesquisadas. Considerando grandes categorias econômicas, as quedas mais acentuadas foram registadas nos segmentos de bens de consumo duráveis (-8,6%), pressionada pela redução na fabricação de automóveis (-16,7%), e de bens de capital (-8,3%), devido à queda na fabricação de equipamentos de transporte (-15,1%). Já setor produtor de bens de consumo semi e não-duráveis teve a única taxa positiva (0,3%), impulsionado principalmente pela maior produção de medicamentos, gasolina automotiva e álcool etílico.

Por fim, no acumulado em 12 meses, o índice nacional recuou 0,60% em junho e apontou o primeiro resultado negativo desde março de 2013 (-0,9%). Além disso, demonstra clara perda de ritmo frente aos resultados verificados em março (2,0%), abril (0,7%) e maio (0,2%).

Em resumo, o setor industrial, em junho de 2014, demonstra menor ritmo produtivo, que pode ser verificado pelo quarto mês seguido de queda na produção e ainda na disseminação de taxas negativas nas quatro grandes categorias econômicas e na maior parte das atividades investigadas.

Fonte: IBGE/Com equipe ABDE

Mais notícias