publicações-rumo

Publicações

Notícias


BRDE e BNDES trabalham por socorro a municípios do sul

30 de junho de 2014

O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Jorge Gomes Rosa Filho, se reuniu nesta segunda-feira (30/06), no Rio de Janeiro, com presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. A pauta do encontro foi o efeito das recentes chuvas que inundaram cidades paranaenses, catarinenses e gaúchas, deixando um rastro de prejuízos, e a proposta formulada pelo BRDE que sugere alterações no Programa Emergencial de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais (PER) e na linha de Refinanciamento de Operações Ativas dos Agentes Financeiros (REFIN).

Estudo realizado pelo banco regional, e enviado previamente ao BNDES, constatou a necessidade de que sejam adotadas medidas que assegurem a retomada operacional de empresas instaladas nos municípios atingidos pelas tempestades. A ação visa manter os níveis de emprego e mitigar as perdas econômicas e sociais relacionadas à atividade empresarial.

O presidente do BNDES acertou com a diretoria do BRDE o desenvolvimento de estudo, a ser feito em caráter de urgência pelas equipes das duas instituições, para definir medidas de recuperação da atividade econômica de empreendimentos em municípios atingidos pelas cheias nos três estados do Sul. As inundações afetaram gravemente 152 municípios no Paraná, 69 em Santa Catarina e 32 no Rio Grande do Sul.

Também participaram do encontro, pelo BRDE, o vice-presidente e diretor de Operações, Neuto Fausto de Conto; o diretor Financeiro, Renato de Mello Vianna; o diretor Administrativo, Nivaldo Assis Pagliari; e a chefe do escritório do banco no Rio de Janeiro, Lindamir Verbiski; além do diretor de Desenvolvimento da prefeitura catarinense de Jaraguá do Sul, Márcio da Silveira. 

Fonte: Ascom / BRDE

Mais notícias