publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE apoia a criação de seção brasileira na Rialide

28 de fevereiro de 2014

A partir de um acordo assinado no fim de 2013 entre a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Brasil poderá contar com uma seção própria na Rialide, uma rede de informações que reúne dados das IFDs em toda a América Latina. A ABDE apoia a iniciativa e convida os seus associados a participarem da construção desse projeto importante para as instituições de fomento do país.

 

A rede foi desenvolvida pelo Centro Latino-americano de Documentação (Cedom), órgão coordenado pela Alide. Com o objetivo de difundir informações entre as suas instituições membros, a associação mantém relações e intercâmbio com os centros de documentação das instituições financeiras para o desenvolvimento em nível regional. Isso permite uma rede que fornece cobertura abrangente de conhecimento e informação sobre bancos e finanças para o desenvolvimento.

 

A seção brasileira, primeira iniciativa no gênero dentro da rede, visa intensificar essa troca de informações entre as instituições do país, com a realização de pesquisas, organização de conferências e simpósios, a promoção de atividades de capacitação, além da manutenção de um espaço de constante intercâmbio de boas práticas. Participariam do espaço, num primeiro momento, as instituições brasileiras associadas à Alide, instituições convidadas e professores e pesquisadores de diferentes universidades.

 

Atualmente, estão associadas à instituição – e são, portanto, potenciais participantes da seção brasileira da Rede – o Banco da Amazônia, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Banco do Brasil (BB), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Caixa Econômica Federal, a Agência Brasileira da Inovação (Finep) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), como membro colaborador.

 

A expectativa é que até o fim deste ano, após uma fase de convite às instituições, coleta dos dados e elaboração do ambiente virtual do Rialide-BR, a seção esteja em funcionamento. Por entender que a iniciativa abre possibilidades para o desenvolvimento de atividades e ações colaborativas no âmbito da gestão da informação e do conhecimento, a ABDE se dispôs a estimular a participação de seus associados neste processo, compreendendo também que sua concretização tem o potencial de trazer benefícios para as instituições de fomento brasileiras.

Mais notícias