publicações-rumo

Publicações

Notícias


Industrialização de mel ganha força com apoio da Desenvolve

31 de dezembro de 2013

Com o objetivo de potencializar a produção e a comercialização do mel de abelhas e derivados em Alagoas, a empresa Apícola Fernão Velho foi fundada em 1998 pelo engenheiro agrônomo Mário Calheiros. A empresa, localizada no bairro de Fernão Velho, em Maceió, foi uma das onze selecionadas pelo Edital de Convocatória para Apoio às Microindústrias de Alagoas, lançado pela Agência de Fomento (Desenvolve), no ano passado.

A Apícola possui um complexo produtivo que vai desde a extração do mel, passando pela industrialização e chegando à comercialização. Segundo o empresário Mário Calheiros antes todo esse processo era feito fora do estado. “O mel saia de Alagoas e ia ser processado em outros estados como São Paulo e Minas Gerais, quando voltada não tinha mais a característica própria, além de que possuía um valor agregado muito alto”, disse.

Visando inovar e transformar estes processos de industrialização tornando-os mais prático e sem muitos atravessadores, a Apícola investiu um valor de R$ 350 mil em recursos próprios para a criação do completo industrial. “Pensamos em construir uma fábrica de beneficiamento da própolis vermelha, inicialmente como alimento funcional e futuramente como produto farmacêutico”, enfatizou. 

Foi quando a empresa ganhou espaço e destaque no mercado com um produto inovador, o vinagre de mel. Atualmente, além de mel e do vinagre, a empresa produz vinho e diversos outros artigos derivados do mel e da própolis vermelha.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Desenvolve

Mais notícias