publicações-rumo

Publicações

Notícias


BRDE Inova é lançado em Florianópolis

31 de outubro de 2013

O BRDE lançou, na última sexta-feira (08/11), em Florianópolis, o Programa BRDE Inova que oferece crédito para apoiar a inovação em ambiente produtivo, em parceria operacional com a Fiesc, a Acate e a Acafe, e parceria institucional com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo SC e a Fapesc. Com o auditório Milton Fett do Centro de Eventos da Fiesc lotado, as instituições parcerias assinaram os convênios do programa e foram apresentados os aspectos técnicos do financiamento à inovação pelo BNDES, a Finep e o BRDE.

O diretor de Operações do BRDE Neuto de Conto lembrou que há 52 anos o banco financia a agricultura, a indústria e o comércio e que “agora estamos nos voltando ao financiamento de algo abstrato, que não tem uma forma e está na inteligência das pessoas. O conhecimento que precisa ser trazido para o processo produtivo e para o desenvolvimento das empresas”, afirmou. Já o superintendente do IEL/SC Natalino Uggioni salientou que “a inovação é um dos quatro pilares do plano estratégico da Fiesc, cujo foco é o desenvolvimento da competitividade da indústria. A proposta é trazer sempre mais empresas para o ambiente da inovação”. A secretária em exercício do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina Lúcia Dellagnelo disse que “a criação de um ambiente favorável à inovação demanda programas de financiamento, como o BRDE Inova e programas de educação profissional”.

O superintendente do BRDE Nelson Ronnie apresentou os aspectos técnicos do programa BRDE Inova em suas características de financiamento de longo prazo para empresas e projetos inovadores com juros, condições e tarifas diferenciados. A apresentação do BNDES foi realizada por Luciana Capanema e a da FINEP por Rodrigo Coelho. Cláudio Grando relatou experiências de financiamento da empresa mutuaria do BRDE Audaces Automação e Informática Industrial. O evento de apresentação do programa BRDE Inova foi encerrado com palestra do navegador Vilfredo Schurmann sobre seus desafios nos mares e o novo projeto Expedição Oriente que pretende pesquisar a teoria dos chineses terem feito a circunavegação antes dos europeus. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Fiesc)

Fonte: Assessoria de Comunicação/ http://www.brde.com.br/BRDE

Mais notícias