publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes lança Programa de Avicultura Industrial em Linhares

31 de agosto de 2013

O Governo do Estado, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), lançou um programa de incentivo à avicultura na Região Norte, no último sábado (14/09), em Linhares. O Programa de Avicultura Industrial pretende incentivar a articulação da cadeia produtiva e dar mais incentivos para ampliar a cadeia produtiva ligada à agroindústria avícola capixaba.

O evento foi realizado na sede da Proteinorte Alimentos, agroindústria parceira do programa, e visa à promoção de um sistema integrado no setor de avicultura, expandindo a oferta de frango vivo para o processamento industrial em abatedouros no Espírito Santo. O mesmo programa já foi apresentado na Região Sul, tendo a agroindústria Uniaves, em Castelo. Com a adesão dos abatedouros, os produtores que aderirem ao programa atuarão como fornecedores de frango para abate.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a atuação dos órgãos ligados ao poder público para incentivar o agronegócio capixaba. “A concessão de crédito produtivo e a articulação da cadeia produtiva fazem parte de uma política de desenvolvimento. E aumentamos o capital do Bandes para podermos criar novas linhas de financiamento como a apresentada hoje, que também será indutora da integração, da geração de emprego e de oportunidades, em todas as regiões do estado”, enfatiza.

Para o diretor-presidente do Bandes, Guilherme Henrique Pereira, a iniciativa permite o desenvolvimento do setor no Espírito Santo e a geração de empregos. “Essa iniciativa faz parte do novo posicionamento adotado pelo Bandes para contribuir para o desenvolvimento econômico capixaba. O Programa de Avicultura Industrial foi pensado pelo Bandes depois de ouvir as entidades representativas do setor. Esta iniciativa faz parte de outras ações que o banco está fazendo para o incentivo das cadeias produtivas; os próximos que serão lançados envolvem a pecuária leiteira e a produção de café especiais”, resume.

Essa iniciativa marca a reentrada do banco na esfera mais programática do desenvolvimento e cristaliza a nova metodologia de atuação em escala. “O Bandes é articulador junto com outras esferas do Governo, como a Seag, e também um agente financiador para apoiar novos produtores e para adequação no processo de produção dos já estabelecidos”, completa Guilherme.

“A avicultura é um arranjo consolidado em nosso Estado, mas que possui potencial para expansão. Organizando ações e investimentos para fortalecer o setor, o Governo do Estado incentiva esse crescimento. Fomentada, a atividade tem capacidade de ampliar a geração de empregos, principalmente nas áreas rurais, indo ao encontro das diversas outras ações que conduzimos”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Bandes

Mais notícias