publicações-rumo

Publicações

Notícias


AgeRio recebe visita de representante de Gana

31 de agosto de 2013

David Vandyck, diretor-executivo da empresa de microcrédito D-Vanc Microfinance, de Gana, visitou a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) para conhecer o Programa de Microcrédito e transmitir informações sobre o projeto que desenvolve em seu país. Acompanhado de Angela Viehmayer, que trabalha com empreendedorismo no Amazonas, ele também esteve nas comunidades do Alemão, Coroa e Rocinha, onde a agência atua oferecendo microcrédito produtivo aos empreendedores locais.

Com vasta experiência no setor, tendo exercido a função de agente de crédito durante 12 anos, David Vandyck deu um depoimento para os capacitadores de crédito da AgeRio, em reunião que ocorreu na sede da agência, na última sexta-feira (06/09). Para o ganense, o objetivo do microcrédito deve ser “diminuir a desigualdade ou eliminá-la. Ou seja, transformar a vida das pessoas”.

David Vandyck também parabenizou o comprometimento dos capacitadores da AgeRio que conheceu nas comunidades onde esteve, e falou sobre a importância da boa avaliação no momento de conceder o financiamento.

“Para trabalhar como agente existe uma estratégia que eu chamo de “entrada na comunidade”. Não basta bater na porta das pessoas oferecendo crédito, é preciso saber quem são as pessoas certas, influentes, no local. É preciso saber quem é popular, quem tem respeito na comunidade. Porque são essas pessoas que irão conversar com os outros membros da comunidade sobre o crédito de vocês”, disse.

Segundo David Vandyck, essa estratégia permitiu que ele alcançasse a marca de 1250 clientes sem inadimplência. Ele explicou ainda que em Gana as dificuldades são maiores, pois no país africano não há políticas de Estado voltadas para o microcrédito, o que dificulta a obtenção de recursos (fundings) a serem repassados por empresas de microcrédito como a dele.

O trabalho de microcrédito da AgeRio em comunidades pacificadas conta com a atuação de capacitadores de negócio, jovens residentes das próprias comunidades que são contratados para lidar diretamente com os empreendedores locais, sendo responsáveis por intermediar os contratos de crédito entre agência de fomento e os microempresários.

Fonte e imagem: Assessoria de Comunicação / AgeRio

Mais notícias