publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenbahia leva crédito ao sertão do estado

31 de janeiro de 2013

Desde a última segunda-feira (18/02) uma comitiva da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia começou a percorrer o sertão baiano, fazendo contatos com industriais, agricultores, comerciantes, gestores municipais e especialistas em elaboração de projetos. Os diretores Vitor Lopes e Marcelo Oliveira comandam a operação comercial, acompanhados de gerentes de negócios e técnicos. O roteiro inclui Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Ipirá e Alagoinhas. Eles tem o objetivo de mostrar aos produtores a redução das taxas de juros e ampliação dos prazos das principais linhas de financiamento da Agência de Fomento.  

A viagem ao sertão vai se prolongar até a próxima sexta-feira (22/02). Duas rotas de visitas já foram feitas ao interior da Bahia. Na primeira rota, em janeiro, cidades do Sudoeste da Bahia foram percorridas, incluindo Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Jequié. Na segunda rota foram visitadas cidades do Sul e Extremo Sul da Bahia, incluindo Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro. A terceira etapa está sendo percorrida de 18 a 22 de fevereiro.  

Segundo o Diretor de Negócios, economista Vitor Lopes, o objetivo é impulsionar novos projetos nos setores industrial, comercial, serviços e agronegócio.  Ele avalia que o crédito da Desenbahia é fundamental para expansão de novos investimentos. As taxas de juros atrativas e a maior oferta de crédito são forte incentivo para maior produtividade das empresas, o que gera em consequência mais renda e mais empregos. Ele cita um exemplo de taxas favoráveis: A linha Prodese, para grandes empresas, antes era de 8% e agora foi reduzida para 5% ao ano. Para micro e pequenas empresas a taxa era de 7,5% e agora foi reduzida para 4,5% ao ano. O valor máximo chega a R$ 13 milhões e os prazos chegam a até 12 anos.  

O Diretor de Operações, Marcelo Oliveira, afirma que o objetivo é  superar a marca histórica da Desenbahia que, em 2012, atingiu R$ 561 milhões em liberações de recursos. Daí as viagens ao interior da Bahia. De 2010 a 2012, segundo ele, a desenbahia dobrou sua carteira de crédito. Agora, em 2013 queremos superar nossa própria meta, mas direcionando o crédito para as empresas localizadas no interior da Bahia.  

Em Feira de Santana, os dirigentes da Desenbahia se reuniram com projetistas da região, visitaram empresas do Centro Industrial do Subaé e seguiram para Ipirá. Na próxima quinta-feira (22/02)  a comitiva segue para Alagoinhas, onde se reúne com o prefeito Paulo  Cézar, visita clientes e o Distrito do Sudic Alagoinhas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Desenbahia

Mais notícias