publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes eleva investimentos em horticultura

31 de janeiro de 2013

Fundamentais para quem quer uma alimentação balanceada e saudável, as hortaliças estão em alta no Espírito Santo. Isso porque a horticultura fechou 2012 com ótimo saldo de investimento. No último ano, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) investiu cerca de R$ 1 milhão no cultivo de hortaliças. O crédito foi destinado a pequenos produtores para a aquisição e a manutenção de equipamentos, infraestrutura de armazenagem e transporte, sistemas de irrigação, tratores e implementos para máquinas agrícolas.

O número representa um aumento de mais de 130% em relação ao investimento feito pelo banco em 2011, que foi de R$ 443 mil. “O investimento em diferentes vertentes do agronegócio é fundamental para descentralizar o desenvolvimento econômico do Espírito Santo e impulsionar a produtividade rural, levando oportunidade e renda para o homem do campo de forma mais harmônica”, declara Guerino Balestrassi, diretor-presidente do Bandes.

O presidente destaca também a importância dos investimentos feitos nas pequenas propriedades, já que elas são maioria no meio rural capixaba. “O investimento traz oportunidades, gera novos postos de emprego e incrementa a rentabilidade da agricultura familiar, o que promove mais qualidade na produção e aumenta a competitividade do pequeno produtor”, destaca.

Produção Maior – A produção de chuchu mais que triplicou na propriedade de Sandalo Gums e Geziana Schulz, em Santa Maria de Jetibá. O casal utilizou o crédito que o Bandes disponibiliza para agricultores familiares na compra de um microtrator e, graças ao investimento, aumentou a produção da hortaliça de 90 para 300 caixas por semana.

“Nós não tínhamos condições de adquirir a máquina, mas precisávamos aumentar a produção, por isso decidimos procurar o Bandes. O crédito foi fundamental para conseguirmos ampliar e diversificar o cultivo em nossa propriedade”, conta Geziana.

E o chuchu que sai da propriedade já tem destino certo: São Paulo. Geziana explica que, com a chegada do verão, os preços de venda aumentam, o que incrementa ainda mais a renda dos produtores rurais. “Essa época do ano é ótima para a comercialização do chuchu. Estamos alcançando preços muito satisfatórios e faturando bastante”, comemora.

As vantagens foram tantas, que o casal até planeja contratar um novo crédito. “Nós queremos ampliar ainda mais a produção e investir em um trator para a aragem da terra. Como as taxas de juros são baixas e a forma de pagamento é facilitada, o Bandes é a melhor opção para apoiar o nosso próximo investimento”, declara. 

“Com o crédito, nós conseguimos ampliar a produção de chuchu e investir em novas culturas como couve e pepino. Mudou totalmente a nossa vida.”

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Bandes

Mais notícias