publicações-rumo

Publicações

Notícias


Congresso de Inovação destaca indústria criativa

31 de outubro de 2012

O segundo dia do 5º Congresso Internacional de Inovação, nesta quarta-feira, 31/10, destacou as discussões sobre educação, indústria criativa e empreendedorismo. Promovido pelo Sistema Fiergs, com patrocínio da Finep, o Congresso de dois dias contou com a presença de mais de 2 mil pessoas no Teatro do Sesi, em Porto Alegre (RS), e com palestrantes estrangeiros e brasileiros, debatendo o tema central “Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riqueza”. O evento foi encerrado com a cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação na região Sul.

No painel “Educação e Tecnologia na Construção do Futuro”, representantes da Khan Academy, organização sem fins lucrativos que promove educação online, sem custos, Sundar Subbarayan e Bilal Musharraf, americanos de origem indiana, demostraram como os milhares de vídeos, com aulas de diversas disciplinas, estão ajudando estudantes no mundo todo. “As vídeo-aulas estão disponíveis em quase vinte línguas, e o material em Português já é o quarto mais acessado”, afirmou Subbarayan. A Kahn tem parceiros em todo o planeta que auxiliam na divulgação e tradução dos vídeos, originalmente produzidos em inglês. No Brasil, a Fundação Lemann, auxilia na tradução e na aplicação do material em escolas municipais de São Paulo.

Outro destaque do painel, o educador brasileiro Rubem Alves, debateu sobre as questões da educação no Brasil. “O essencial é apostar na formação dos professores e investir em modelos educacionais que privilegiem o nível do conhecimento e encare de verdade as necessidades dos alunos. A tecnologia é uma ferramenta importante, mas não se deve pensá-la como substituto, mas sim um complemento, da presença em aula”, disse Rubem.

A tarde de quarta-feira (31/10) foi dedicada a casos de empreendedorismo que geram riquezas. O inventor do pendrive, K. S. Pua, da Malásia, mostrou como sua empresa – a Phison – cresceu de um modesto empreendimento em 2000 para um gigante de 1 bilhão de dólares de hoje. Pua, filho de fazendeiros, foi para Taiwan para estudar e fincou raízes. “Tive sorte”, disse. Além disso, o empreendedor conta que não há segredos para o sucesso, mas alguns dos itens mais importantes são “confiança total na equipe, um plano claro de trabalho, e disposição para aprender com os erros”, afirmou.

A abertura do Congresso contou com a presença do presidente do Sistema Fiergs, Heitor José Müller, do secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, Cleber Cristiano Prodanov, do coordenador nacional do Prêmio Finep de Inovação, Carlos Ganem, e do Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, entre outras autoridades. No final do primeiro dia do evento, foi entregue o Prêmio de Pesquisador Gaúcho.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Finep

Foto: Rogério Rangel/Finep
Mais notícias