publicações-rumo

Publicações

Notícias


Sebrae comemorou 40 anos na terça-feira com exposição

30 de setembro de 2012

Para comemorar 40 anos, o Sebrae preparou uma programação que, além de celebrar as conquistas das micro e pequenas empresas na economia nacional, recupera a memória da instituição. Um livro, uma exposição e um memorial mostram como o segmento se desenvolveu no país nesse período e o que pretende para o futuro.

A publicação Sebrae 40 anos: uma história do desenvolvimento brasileiro, será lançado nesta terça-feira (09/10). “Resumir quatro décadas de intenso trabalho num livro foi um interessante de­safio e também uma enorme satisfação. São muitos os personagens, as batalhas e as conquistas tanto do Sebrae quanto de seus parceiros públicos e privados”, comen­ta o presidente da instituição, Luiz Barretto.

A publicação está organizada em 17 capítulos construídos a partir de uma minuciosa pesquisa encomendada pelo Sebrae so­bre o processo de desenvolvimento do Brasil. O livro traz textos, entrevistas e imagens que relatam as conquistas e desafios da instituição. A criação do Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa (Cebrae), o fortalecimento da instituição no compasso dos avanços da economia brasileira, a melhoria do ambiente legal para as micro e pequenas empresas (MPE) são alguns dos tópicos abordados.

“Avançamos muito e também fica­mos felizes em saber que ainda temos bastante trabalho pela frente. Para isso, contamos com uma equipe de funcionários altamente especializa­dos e comprometidos com o fomento, a capacitação, a assistência técnica, a inovação e o desenvolvimento susten­tável dos pequenos negócios do Brasil”, enfatiza o presidente.

A exposição, montada no foyer do térreo inferior da sede do Sebrae, é uma versão resumida do livro. As crises, con­quistas e os desafios de uma instituição que se consolidou e tornou-se referência no Brasil poderão ser conferidas pelos visitantes. Um dos painéis, por exemplo, mostra imagens sobre os protestos da década de 80 contra as demissões no então Cebrae e em defesa da instituição, após o enxugamento da máquina pública promovido pelo presidente da República, Fernando Collor de Mello.

Outro painel apresenta as conquistas no ambiente legal relacionadas às MPE, como a criação da Lei Geral e da figura jurídica do Microem­preendedor Individual (MEI). Após permanecer um tempo no Na­cional, a exposição ficará à disposição das unidades estaduais. A ideia é que a mostra percorra todos os estados do Brasil e o Distrito Federal.

O Memorial Sebrae 40 anos – Construindo o futuro, também inaugurado nesta terça-feira, resgata a memória institucional no contexto de mudanças sociais, culturais e econômicas do período. O espaço possibilita uma refle­xão sistemática à luz dos acontecimentos passados sobre o papel da instituição para o desenvolvimento dos pequenos negócios e os objetivos es­tratégicos do futuro.

A proposta da iniciativa é preservar o patrimônio histórico como fonte de conhecimento e ressaltar o significado da instituição e sua contribui­ção social e econômica por meio de seus diversos programas, projetos e produtos.

São três espaços multimídia e interativos. O Espaço 1 – O que é o Sebrae, apresenta a missão da instituição, estrutura organizacional, segmentação de público, parceiros e colaboradores . O Espaço 2 – Linha do tempo – Sebrae 40 anos está divido por décadas e traça um paralelo entre a trajetória da instituição e os fatos socioeconô­micos e culturais do Brasil em cada ocasião. No Espaço 3 – Construindo o futuro, os visitantes conhecem a visão e o Direcionamento Estratégico do Sebrae até 2022, com projeções sobre o cenário.

O Memorial terá três momentos. A primeira fase será a do lançamento; a se­gunda, de nacionalização, com inserção do resgate de histórias regionais; e a terceira fase, de manutenção permanente dos da­dos e informações. “Queremos recuperar histórias do Sebrae em todo o Brasil e criar um espaço em que serão apresentados os grandes marcos da instituição, os contex­tos socioeconômicos, além de representar nossa visão do futuro”, afirmou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ASN

Mais notícias