publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNDES fecha parceria com banco argentino para exportação

31 de agosto de 2012

Os presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e do Banco de la Provincia de Buenos Aires (Banco Provincia), Gustavo Marangoni, assinaram nesta segunda-feira (10/09), contrato que vai permitir o financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos para a Argentina.

O crédito será fornecido por meio da modalidade de apoio BNDES Exim Automático, na fase de pós-embarque. Foi estabelecida linha de crédito no valor equivalente de US$ 20 milhões ao banco argentino, e os recursos poderão financiar importadores locais de máquinas e equipamentos produzidos no Brasil.

De maneira similar aos financiamentos concedidos pelo BNDES no Brasil por meio da linha Finame, o Banco de la Provincia de Buenos Aires será um dos bancos credenciados do BNDES na Argentina, assumindo o risco do crédito do importador argentino. 

Os desembolsos dos recursos serão realizados pelo BNDES, em reais, diretamente aos exportadores, no Brasil, que receberão o pagamento à vista logo após o embarque de suas mercadorias. Nessas operações, não há remessa de recursos do BNDES para o exterior.

A parceria firmada entre o BNDES e o Banco Provincia proporcionará um importante instrumento de fomento do comércio entre o Brasil e a Argentina, bem como a prospecção de novas oportunidades de cooperação financeira entre as duas instituições. 

Financiamento –  O BNDES Exim Automático foi desenvolvido pela Área de Comércio Exterior do BNDES a partir da demanda de exportadores brasileiros. O produto, criado em 2010, visa dar maior agilidade operacional ao financiamento às exportações brasileiras de máquinas e equipamentos e demais itens de maior valor agregado, mediante a concessão de linha de crédito a bancos no exterior.

Com o BNDES Exim Automático, o banco pretende consolidar as parcerias com bancos credenciados na América Latina, criando, assim, uma rede de instituições financeiras no exterior para apoiar as exportações brasileiras.

Atualmente, há 18 bancos credenciados para operar o BNDES Exim Automático, localizados em dez países — Argentina, Chile, Colômbia, EUA, Honduras, Ilhas Cayman, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Eles estão habilitados para financiar cerca de US$ 800 milhões em máquinas e equipamentos exportados do Brasil.

Até o momento, já foram realizadas mais de 50 operações em 6 países, abrangendo 16 bancos no exterior. São operações de valores diversificados, com prazo de financiamento de até cinco anos a importadores, apoiando, assim, as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras exportadoras de bens de capital.

Fonte: Assessoria de Comunicação/BNDES

Foto: Divulgação/BNDES
Mais notícias