publicações-rumo

Publicações

Notícias


Estudantes de ensino médio vivenciam rotina do Bandes

31 de julho de 2012

Alunos do Instituto Federal de Educação Tecnológico (Ifes), unidade Vitória, participaram do “Projeto Empresários Sombra”, acompanhando o dia a dia de alguns gerentes do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Durante a visita, os estudantes puderam vivenciar o ambiente de uma instituição de fomento, e tiveram a oportunidade de aprender os procedimentos.

O projeto, que é uma iniciativa da Associação Junior Achievement, consiste no acompanhamento, pelos alunos do Ifes, da rotina de gestores do banco para que os estudantes possam se familiarizar com o ambiente institucional, acompanhado as atividades dos colaboradores.

O coordenador do núcleo de Recuperação de Crédito do Bandes, Rafael Andreão, comenta como foi bom mostrar à aluna que o acompanhou, como é a rotina de um banco de fomento. “Eles tinham uma imagem diferente do Bandes, e é importante mostrar como realmente funciona um banco de fomento. O interesse dos estudantes é surpreendente, a que me acompanhou prestava atenção em tudo e comentava sobre o atendimento”, afirma.

Segundo a estudante Natanny Pignaton, participar do projeto foi enriquecedor. “Achei muito legal conhecer os procedimentos de um banco diferente dos convencionais. Tive a oportunidade de aprender algumas noções do ambiente de trabalho de uma instituição de fomento, e mudei minha ideia em relação ao atendimento com os clientes”, declara.

Para a gerente de Inovação do Bandes, Vanessa Vaillant, a participação do banco como voluntário do projeto é mais uma forma de divulgar os produtos da instituição. “Fizemos uma programação especial para os alunos. Além de conhecer a rotina do trabalho, eles aprenderam um pouco sobre a história da economia capixaba com palestras sobre: planejamento estratégico, empreendedorismo, potencialidades do Espírito Santo e empregabilidade”, comenta.

Desde 2008, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), é sócio-mantenedor dos projetos desenvolvidos pela Associação. Neste período, colaboradores da instituição atuam como orientadores de alunos da rede pública de ensino voluntariamente. Essa atuação também é vantajosa para o Bandes, pois contribuiu para desenvolver a cultura do voluntariado em seus colaboradores.

Empreendedorismo – A Junior Achievement é a maior e a mais antiga organização de educação prática em economia e negócios. Atualmente, mais de 100 países aplicam seus programas, que beneficia sete milhões de jovens ao ano. A associação atua para incentivar os jovens a adotar responsabilidade pelos próprios destinos, determinação de objetivos, realistas e ambiciosos, atuação na busca das metas, coragem para correr riscos, perseverança e confiança.

Os objetivos principais da Associação são estimular o desenvolvimento pessoal, despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Além disso, a associação oferece programas de educação econômica e prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Bandes

Mais notícias