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Comércio Brasil ajuda empresas a vender R$ 17 mi em 2011

31 de janeiro de 2012

Projeto do Sebrae que promove a aproximação comercial entre micro e pequenas empresas (MPE) de diferentes regiões, que sem apoio dificilmente se conheceriam e fechariam negócios, o Comércio Brasil ajudou cerca de mil empreendimentos a negociar um total de R$ 17 milhões em 2011. Mais de 150 produtos de diversos estados foram vendidos ao longo do ano passado. Desde 2005, primeiro ano de atividades do projeto, foram fechados R$ 159 milhões em negócios por meio da rede.

Muitas pequenas indústrias, por exemplo, não conhecem seu cliente, pois não se relacionam diretamente com ele e atuam no mercado contando com o apoio de representantes comerciais, observa o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “O Comércio Brasil viabiliza a aproximação entre ambos – indústria e comércio de pequeno porte – e possibilita um melhor conhecimento da clientela, bem como maior eficiência na abordagem e participação no mercado, o que pode implicar melhorias e inovações nas empresas”, diz Carlos Alberto.

O apoio do Sebrae à Toca Tapetes, criada por um grupo de artesãos de Araranguá, cidade no litoral sul de Santa Catarina, gerou contratos com companhias de todo o país. Nove anos após a formalização, os 64 artesãos ligados à associação produzem mensalmente mais de cinco mil tapetes feitos de resíduos têxteis. As peças são vendidas a lojas de diferentes estados brasileiros e a grandes empresas, como a Tok&Stok e o Pão de Açúcar.

A aproximação comercial se deu com a ajuda do Sebrae, por meio do Comércio Brasil, que promoveu a participação da Toca Tapetes em feiras comerciais e em rodadas de negócios. Só o contrato com a Tok&Stok prevê a compra de 20 mil peças. O apoio foi fundamental para consolidação das vendas, segundo Aldanete Ferreira, uma das sócias. “Sem o Sebrae a gente jamais teria enfrentado a burocracia de fechar contratos com empresas de outros estados, o custo de participar de uma feira e a distância que nos separa das grandes companhias”, conta Aldanete.

O Comércio Brasil surgiu após identificação das dificuldades que impediam a expansão comercial dos pequenos empreendimentos. Primeiro, o Sebrae verifica se o produto oferecido está adequado às exigências, como rotulagem e embalagem. Depois, realiza ajustes e trabalha pela inserção no mercado.

Os agentes que compõem o elo entre as MPE e os canais de comercialização identificam os obstáculos e orientam os participantes a obterem melhor desempenho. Uma das formas de aproximar os empreendedores é por meio da presença em feiras e eventos com possíveis compradores.

Fonte: Mariana Flores – Agência Sebrae de Notícias/ASN

 

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