publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenvolve ampliará papel da Agência de Fomento de Alagoas

31 de agosto de 2011

A Agência de Fomento de Alagoas, que passa a se chamar Desenvolve, inaugurou hoje (02) sua nova sede, com a presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e do presidente do Conselho Administrativo e secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

O diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, enfatizou a nova etapa da entidade que, segundo ele, “está de portas abertas” para trabalhar pelo Estado.   “Vamos continuar atuando com as políticas públicas do Estado, sobretudo para projetos e programas de fomento voltados para a inclusão produtiva e socioeconômica dos alagoanos, enquanto agente financeiro do Estado”, destacou Quintiliano.

Segundo ele, o maior desafio é continuar fortalecendo a instituição para que ela possa atuar junto aos programas que buscam minimizar as desigualdades e erradicar a miséria.   Na ocasião, o secretário Luiz Otavio Gomes destacou a Agência como um braço operacional do Estado para a promoção da inclusão produtiva com o foco no microcrédito. “Alagoas vive um novo momento e a Agência de Fomento, agora fortalecida, está sintonizada com essa realidade”, completou.  

O presidente do Conselho ainda ressaltou os dois principais papéis desempenhados pela Desenvolve: como fábrica de projetos no que diz respeito à inclusão produtiva e social e o financiamento para o micro negócio, podendo, posteriormente, ser ampliado para negócios de pequeno e médio porte.  

Durante o evento, que contou com a presença também do secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, dirigentes de órgãos estaduais, federações e cooperativas, do Sebrae/AL e representantes de instituições financeiras públicas e privadas, o diretor-presidente Antonio Carlos Quintiliano destacou a determinação do governador Teotonio Vilela que, logo no início de seu primeiro mandato em 2007, “enxergou a necessidade de criar uma instituição financeira séria e que ajudasse o Governo de Alagoas a enfrentar a situação de estagnação econômica que dominou o Estado nas últimas décadas”.  

Segundo Quintiliano, que assumiu o comando da agência em maio deste ano, “a determinação do governador Teotonio Vilela foi fundamental para a construção de uma rede de parceiros nacionais e internacionais para montar uma estratégia de atuação baseada no planejamento para o desenvolvimento, e com forte ênfase nas políticas públicas de apoio a população da base da pirâmide”, destacou.  

Ele citou parcerias como a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), “que apostaram no Estado de Alagoas dentro de um projeto de reconstrução institucional”.

Mais notícias