ABDE celebra encerramento de 2025 com noite de premiações e balanço dos principais avanços

Autoridades, dirigentes do Sistema Nacional de Fomento, pesquisadores e jornalistas participaram do evento realizado em Brasília


A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) realizou, nesta terça-feira (2), no Sesi LAB, em Brasília, a Cerimônia de Encerramento 2025, que marcou o fechamento do primeiro ciclo de gestão da atual diretoria, presidida pela diretora do BNDES, Maria Fernanda Coelho. No evento, foram entregues também duas importantes premiações promovidas pela ABDE: o Prêmio ABDE-BID – Edição 2025 e o Prêmio ABDE de Jornalismo. O evento reuniu autoridades governamentais, dirigentes das instituições do Sistema Nacional de Fomento (SNF), parceiros internacionais, pesquisadores e jornalistas de todo o país.
 

Ao abrir a cerimônia, a presidente da ABDE destacou que 2025 foi um ano marcado por incertezas externas e desafios climáticos, mas também por avanços expressivos no Brasil. “Saímos do mapa da fome, atingimos o menor patamar de desemprego dos últimos dez anos e conseguimos controlar a inflação de alimentos. Tenho certeza de que o Sistema Nacional de Fomento deu sua contribuição para essas conquistas, por meio da execução das políticas públicas e da oferta de crédito para famílias e empresas”, afirmou.
 

A presidente também celebrou o protagonismo da ABDE na COP30, onde a entidade participou de mais de 30 painéis sobre transição ecológica. “Apresentamos estudos inéditos sobre bioeconomia e instrumentos de financiamento para que cidades brasileiras se tornem mais resilientes diante dos eventos climáticos extremos”, destacou. Ela lembrou o caso recente das enchentes no Rio Grande do Sul: “Reconstruir custou R$ 100 bilhões, enquanto os valores necessários para prevenção não alcançavam 35% desse montante.”
 

Premiações
A noite também foi marcada pelo reconhecimento de profissionais que contribuíram para ampliar o debate público sobre desenvolvimento, financiamento climático, inclusão produtiva e atuação das instituições financeiras de desenvolvimento.
 

Na segunda edição do Prêmio ABDE de Jornalismo, foram 252 matérias inscritas em texto, áudio e vídeo, em modalidades nacionais e regionais. O primeiro lugar na categoria Texto Nacional foi conquistado por Guilherme Waltenberg, editor sênior do Poder360, com a matéria “Bancos públicos investiram R$ 146 bi em transição energética”.