publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e Aberje promovem debate no Rio de Janeiro

28 de fevereiro de 2017

Executivos das áreas de comunicação das mais diversas empresas brasileiras participaram, na terça-feira (28/03), de um amplo debate sobre a importância de comunicar o desenvolvimento. Promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em parceria com a ABDE e apoio do BNDES e da Sabesp, o evento consistiu no lançamento do tema de trabalho do ano da Aberje, “A força da comunicação no desenvolvimento com integridade”, em comemoração aos 50 anos da entidade.

 
No início do debate, Paulo Marinho, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e superintendente de comunicação do Itaú Unibanco, destacou a importância de se pensar na conjuntura atual: “Vivemos um momento complexo para o país e a comunicação não pode se eximir nesta hora. Ao contrário, ela deve ser a força para impulsionar um novo espírito, que tenha a transparência como princípio”.

Na sequência, o secretário-executivo da ABDE, Marco Antonio A. de Araujo Lima, ressaltou a prioridade que o Sistema Nacional de Fomento confere à comunicação, por entender que o tema do desenvolvimento, embora fundamental para o país, ainda não é compreendido por toda a sociedade. “É preciso ter clareza e transparência nessa comunicação com a sociedade. O Brasil precisa desesperadamente voltar a mirar o desenvolvimento, sabendo que isso requer ousadia e coragem, inclusive para assumir riscos”, destacou.

O debate foi conduzido pelo diretor de redação da revista Época, João Gabriel de Lima, e contou com a participação de quatro debatedores: o superintendente da Área de Operações Indiretas do BNDES, Marcelo Porteiro; a diretora de redação do jornal Valor Econômico, Vera Brandimarte; o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale; e o diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, Paulo Nassar.

Mais notícias