publicações-rumo

Publicações

Notícias


Financiamentos da Fomento Paraná movimentam orla de Caiobá

31 de dezembro de 2016

Quem passa o verão nas praias de Matinhos e Caiobá, no Paraná, neste ano teve uma grata surpresa. A avenida Atlântica de Caiobá foi repaginada e tem sido elogiada por veranistas, moradores e comerciantes. As obras de revitalização, financiadas pela Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná),  foram concluídas num trecho de três quilômetros, entre a avenida Augusto Blitzkow e o canal da avenida Paraná. Além da pavimentação, a avenida recebeu nova iluminação em LED, novas calçadas, pistas para caminhada, ciclovias, pontos de ônibus, faixas de estacionamento para veículos, paisagismo e sinalização.

As obras, com montante de R$ 7,2 milhões, foram realizadas com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), gerenciado pela Fomento Paraná em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade. O novo prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, disse que a revitalização era muito aguardada pela população e também pelos veranistas. “Mudou a nossa orla. Estamos ouvindo muitos elogios dos moradores, comerciantes e turistas”, afirma Reichert.

Comércio reativado – Para os comerciantes, a nova orla atraiu mais turistas, o que melhorou o comércio local. “Tem mais espaço para andar. Para o comércio, a abertura para circulação de carros no final de semana melhorou muito o movimento”, afirma Vagno Santana, gerente da Casa do Camarão.

A reforma é a primeira parte de um projeto de revitalização da orla de Matinhos. Na próxima fase, a renovação da orla chegará ao centro de Matinhos.

Poliesportivo – Também financiada pela Fomento Paraná, a restauração do Ginásio de Esportes Vicente Gurski, mais conhecido como “Cascatão”, foi concluída em setembro. E a comunidade local já tem aproveitado do novo espaço.

“Depois de muitos anos abandonado, após a inauguração já tivemos diversos eventos aqui, como MMA e campeonatos de futsal. Agora, com o projeto verão, de terça a domingo quem quiser pode jogar vôlei, handebol, futebol e outros esportes aqui. É de graça e com todo o material disponibilizado”, conta o administrador da agora chamada Arena Vicente Gurski, Odair Pereira.

O Governo do Estado repassou R$ 3,1 milhões para o município, por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios, gerenciado pela Fomento Paraná, para a reforma completa do ginásio esportivo. A obra era aguardada há mais de uma década.

Com 3,8 mil metros quadrados de área construída, o ginásio foi inaugurado em 2000, mesmo estando com as obras incompletas. O espaço foi abandonado e depois de apenas dois anos de uso foi fechado, por apresentar problemas na estrutura física.

Fonte: Ascom/Fomento Paraná

Mais notícias