publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG financia usinas de energias renováveis

31 de agosto de 2016

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) financiou a Hy Brazil, empresa mineira de energia renovável que opera 24 usinas de fonte hidráulica, sendo 20 em território mineiro. O aporte de R$ 5 milhões foi destinado à aquisição de turbinas, geradores elétricos, painéis e transformadores visando à expansão da capacidade instalada de quatro centrais de geração hidrelétrica subsidiárias da empresa: Vermelho Velho, Durandé, Simonésia e São Cristóvão, todas em Minas.

De acordo com o presidente do banco, Marco Crocco, o investimento materializa a missão da instituição de apoiar setores estratégicos para o desenvolvimento do estado. “As energias renováveis compõem os pilares de sustentabilidade trabalhados pelo BDMG, que atua para ser reconhecido como Banco Verde de Minas Gerais”, afirma.

A expansão elevou a capacidade de geração total da empresa para mais de 100 MW instalados. A Hy Brazil desenvolve e implementa projetos de geração de energia renovável desde sua viabilização, construção e operação. Além disso, comercializa a energia gerada por meio da América Energia – empresa na qual possui participação societária. Segundo o diretor da organização, Bruno Figueiredo Menezes, a meta estratégica é implantar 15 novas usinas nos próximos cinco anos.

Estudos realizados por diversas instituições, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), indicam que a geração de energia por meio de fontes múltiplas e complementares, com especial destaque para aquelas com capacidade de renovação, oferece baixo impacto ambiental. Segundo Menezes, o crescimento das energias renováveis, como hidrelétrica, eólica e de biomassa, tem sido apontado como um importante fator para a inversão do sensível quadro ambiental atual e a empresa promove ações de responsabilidade social e ambiental nos municípios, fazendo parcerias nas áreas de saúde e educação.

O diretor da Hy Brazil destaca a importância do BDMG para o êxito do empreendimento. “O banco nos permitiu comprar as turbinas, geradores e outros equipamentos no momento em que a empresa precisava expandir, então, foi uma parceria muito proveitosa”, disse.

A Hy Brazil recupera áreas degradadas e refloresta com mata nativa toda a área não construída de seus empreendimentos, ultrapassando em muito o percentual de 20% exigido pela legislação. Além disso, em todas as cidades onde atua, promove cursos de educação ambiental para capacitar professores a orientar crianças e adolescentes sobre a relação com o meio ambiente. O principal instrumento é uma cartilha editada pela empresa. A companhia adota ainda um modelo para as casas de força das usinas inspirada na arquitetura colonial, com o objetivo de minimizar o impacto visual.

Fonte: Ascom/BDMG

Mais notícias