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Desenbahia ultrapassa marca de R$ 500 milhões ao agronegócio
31 de julho de 2016
A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia)
comemora a marca de R$503 milhões de financiamentos disponibilizados ao
agronegócio baiano. Em dez anos foram atendidas 2.024 solicitações de
financiamento para máquinas, equipamentos, projetos de implantação,
modernização e ampliação produtiva.
Para o presidente da instituição, Otto Alencar Filho, a
conquista é resultado de um trabalho de equipe que se consolidou. “Nossa meta é
fomentar o agronegócio, apoiar bons projetos e festejamos quando alcançamos resultados
marcantes”.
As atividades produtivas mais atendidas, de acordo com o
Gerente de Agronegócio da Desenbahia, Gustavo Grillo, foram os setores de Grãos
e Algodão do oeste baiano, que representaram 83% do total, confirmando a sua
pujante demanda por crédito produtivo. Em segundo lugar ficou a fruticultura, com
4,5%. Em uma década, o mini-produtor liderou com 68% das propostas, no âmbito
do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf),
empreendimentos que possuem receita bruta anual não superior a R$360 mil.
O gerente Gustavo Grillo destaca, ainda, que o financiamento
foi disponibilizado para produtores rurais de todos os portes, incluindo desde
beneficiários do Pronaf até os grandes produtores de grãos e algodão do Oeste.
Agora, o novo desafio é chegar a um bilhão de reais em apenas seis anos.
“Acredito que a Bahia terá demanda por crédito produtivo e disponibilidade de
recursos. E nossa agência já está preparada para tornar realidade esta nova
marca”, disse Grillo.
“Ganha a sociedade com a disponibilização de crédito
produtivo, focado no crescimento dos empreendimentos rurais, independente de
porte, contribuindo para a manutenção e geração de postos de trabalho, além do
aumento da renda dos produtores. Ganha também a Desenbahia na sua atuação
social como agente de fomento, apoiando os mini e pequenos empreendimentos, e
ganha também na ação sustentável de crescimento da sua carteira de crédito,
matéria prima da sua principal remuneração”, avalia o gerente.
O bom desempenho, que consequentemente resultou no alcance
da marca, segundo Grillo, é atribuído ao esforço de toda a equipe da Gerência
de Agronegócio. “Outro fator fundamental, foi a criação das gerências de
negócios no primeiro semestre de 2006, que, ao longo do tempo, foram se
estruturando e se profissionalizando, estando hoje consolidadas e sob direção
de uma Gerência Comercial. Boas estratégias pró-ativas na oferta de crédito, e
as não menos importantes diligências das instâncias deliberativas, também
ajudaram bastante”, acrescentou.
Fonte: Ascom/Desenbahia
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