publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE realiza encontro com agências de fomento do Nordeste

31 de outubro de 2015

As cinco agências de fomento da região Nordeste estiveram reunidas na última quinta-feira (12/11) durante encontro promovido pela ABDE em Recife (PE), na sede do Departamento Regional do BNDES. A reunião teve como pauta o planejamento estratégico do Sistema Nacional de Fomento (SNF), com discussão das propostas enviadas pelos executivos das agências nordestinas. O Banco Central (BC) também esteve no evento e, por meio de seus representantes, ressaltou a importância do relacionamento da Associação com o órgão, cada dia mais intenso, com frutos para as agências.

O evento foi aberto pelo secretário-executivo da ABDE, Marco Antonio A. de Araujo Lima, pelo presidente da Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), Jackson Rocha, e pelo gerente do Departamento Regional Nordeste do BNDES, Fernando Castilhos. Ainda na abertura do encontro, o secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do estado de Pernambuco, Evandro Avelar, fez uma apresentação sobre a formação da agência de fomento e a atuação do estado para gerar desenvolvimento econômico a partir das micro e pequenas empresas.

Na sequencia, Aires Ademir Leal Clavel e João Otávio Cavalcanti, do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não-Bancárias do BC, e Mauro de Lima Torres, analista do BC, apresentaram um diagnóstico das agências de fomento do Nordeste. Durante a palestra, eles enfatizaram a importância da forte relação hoje instituída entre o banco e a ABDE. Para eles, as agências de fomento hoje estão bem preparadas e os eventuais problemas são tratados por meio dessa parceria do órgão federal com a Associação.

A proposta de Planejamento Estratégico do SNF foi apresentada pela ABDE, com todos os seus objetivos e projetos estruturantes, e os executivos e técnicos das instituições presentes debateram ponto a ponto os itens encaminhados pelas agências nordestinas durante o processo de construção do planejamento – entre eles, questões relacionadas ao funding, à regulação e novos produtos, e ao aprimoramento da capacidade operacional das Instituições Financeiras de Desenvolvimento. A avaliação foi de que todos os itens foram, de alguma forma, contemplados na proposta do Planejamento Estratégico.

O encontro teve, ainda, uma apresentação do estudo contratado pelo Banco do Nordeste (BNB) sobre as perspectivas de desenvolvimento do Nordeste nos próximos anos (“Nordeste 2022”). O trabalho foi coordenado pela professora Tânia Bacelar de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a apresentação no encontro foi realizada pelo economista Jorge Jatobá, economista e sócio da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan).

Além da Agefepe, participaram do encontro os presidente e corpo diretivo das agências de fomento do Rio Grande do Norte (AGN), da Bahia (Desenbahia), de Alagoas (Desenvolve) e do Piauí (Piauí Fomento). O próximo encontro do grupo deve acontecer no primeiro trimestre de 2016.

Mais notícias