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Sebrae e Vale capacitam fornecedores do Maranhão

30 de junho de 2015

Representantes de micro e pequenas empresas de Açailândia e Imperatriz, no interior do Maranhão, conheceram nesta terça-feira (21) iniciativas que podem tornar seus empreendimentos mais competitivos no mercado. A ação é resultado de um convênio firmado nacionalmente entre a Vale e o Sebrae, com o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável de fornecedores da cadeia de valor da empresa. Os próximos eventos devem reunir empresários de São Luís e Santa Inês

Os benefícios, condições de participação e ações do projeto foram apresentados na sede das unidades do Sebrae em Açailândia e Imperatriz, contando com a presença de representantes da Vale e de empresas parceiras, além de consultores envolvidos nas atividades.

O encadeamento produtivo com grandes empresas, como a Vale, é um dos programas prioritários do Sebrae. “O Sebrae está sempre em busca de alternativas que possam  tornar nossos clientes, que são os pequenos negócios, mais competitivos, por meio de  medidas de capacitação e abertura de mercado”, comentou a gerente adjunta de Indústria (UIND) do Sebrae no Maranhão, Maria de Jesus Afonso.

O superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, esclarece que a missão da instituição passa pelo desenvolvimento dos pequenos negócios, ajudando-os a estabelecer parâmetros de qualidade em seus serviços e produtos, fortalecendo-os no mercado. “O Sebrae disponibiliza todo o aparato para o aperfeiçoamento das micro e pequenas empresas e o sucesso da parceria com a Vale, sempre de olho no crescimento econômico local dos municípios”, ressaltou.

Bruno Victorasso, representante da área de Suprimentos da Vale, reforçou a importância da iniciativa para a empresa. “A Vale tem como parte de seus valores e planejamento estratégico o olhar voltado para a sustentabilidade dos territórios onde atua e isso passa, necessariamente, pela capacitação de sua cadeia de suprimentos na região. Esse convênio Vale e Sebrae vai justamente ao encontro disso”, destacou.

Segundo ele, a expectativa é elevar o nível de competitividade. “Benefícios que vão ampliar a carteira de clientes desses pequenos negócios e criar oportunidade de terem um desenvolvimento perene ao longo do tempo”, frisou Bruno, lembrando que cerca de 57% das compras da empresa para as suas atividades no Maranhão, em 2014, foram locais.

Qualidade – Os empresários preencheram formulário para a elaboração de um diagnóstico dos negócios, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). São 13 fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; e geração de valor.

O diagnóstico assegura um raio-x das empresas, que irá direcionar o planejamento e a definição das capacitações e consultorias a serem oferecidas, conforme a necessidade do mercado. Ao todo, o programa dispõe de 150 vagas para micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de São Luís, Santa Inês, Açailândia e Imperatriz, entre outras localidades que ficam próximas a esses municípios.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

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