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Crédito da Fomento Paraná ajuda empresa familiar

31 de maio de 2015

O empreendedor Nelson Reis começou com uma papelaria, depois montou uma loja de armarinhos, uma transportadora. Mas em 2009 resolveu investir num ramo difícil: a revenda de óleo lubrificante para motores. “Não era o que eu queria. A margem de lucro era mínima e a concorrência desleal”, lembra ele.

Com a ajuda dos filhos, Flávia Gulin (administradora) e Edson Reis (químico) e um financiamento concedido pela Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná), instituição financeira do Governo do Estado, a empresa desenvolveu um novo projeto e deu uma guinada. Passou a produzir o óleo lubrificante acabado e a vender diretamente o produto aos distribuidores.

“O crédito nos ajudou na construção da fábrica e na montagem da estrutura necessária para obter o registro de produtor na Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de um capital de giro inicial”, explica Flávia.

Crescimento rápido e empregos – Em menos de três anos, o faturamento da empresa Teclub já triplicou. A produção atual é de oito mil volumes, o que representa cerca de 150 mil litros de óleo mensalmente. E a marca própria Maxon Oil, de lubrificante para máquinas e veículos, passou a ser vendida em todo o Brasil, por meio de uma rede de distribuidores. A empresa aposta em uma estratégia que une alta qualidade com preço competitivo em relação ao das grandes companhias do segmento.

“Começamos tímidos, com dois mil volumes por mês. Hoje estamos crescendo e está mais difícil fabricar do que vender”, conta o empreendedor Nelson Reis. “Sem a parceria da Fomento Paraná nada disso seria possível”, afirma Flávia. “O processo de financiamento foi bem tranquilo e as condições excelentes. Ajudou demais”, complementa Reis.

Com o crescimento da produção e do faturamento, o número de empregados aumentou de seis para 14 e outros quatro terceirizados prestam serviços para a empresa. Um dos novos colaboradores é o auxiliar de produção João Pedro Arruda, que ficou muito feliz com a oportunidade. “Hoje tenho um dia-a-dia melhor, e a empresa ainda incentiva que eu continue estudando. Tenho até um horário especial para isso”, conta Arruda.

Profissionalização – Após receber uma consultoria do Sebrae-PR, a Teclub passou a se modernizar. “Começamos a vender no varejo recentemente. E com a ajuda do Sebrae, percebemos que é preciso estruturar melhor o financeiro, o comercial e o marketing da empresa. Enfim, profissionalizar o negócio. Queremos que a empresa cresça organizada”, explica Flávia.

“Estamos inclusive preparando um projeto na área de inovação, para buscar crédito da linha Inovacred, também por meio da Fomento Paraná”, completa ela. Com o projeto, a família pretende melhorar os processos internos da empresa e inovar na produção, com produtos de maior valor agregado.

O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, afirma que este é um caso típico do modelo de atuação que mais interessa para uma instituição de fomento. “O crédito é um propulsor, que planejado e bem aplicado, promove o crescimento das empresas, gera emprego, renda e ajuda a promover o desenvolvimento”, afirma. “Histórias como esta nos dão muita satisfação”.

Crédito — Desde 2011, a agência de fomento firmou mais de 12,2 mil contratos e liberou 242,4 milhões de reais para apoiar empreendedores da indústria, do comércio e do setor de serviços, além de pequenos agricultores, em todas as regiões do estado. Desse volume, R$ 94 milhões são relativos a contratos de financiamento de microcrédito (operações de até R$ 15 mil).

Podem ser financiados projetos de investimento fixo (obras/reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos); capital de giro associado ao projeto principal (mercadorias para revender e matéria-prima para produzir); e uma combinação entre capital fixo e de giro.

As taxas são menores para empreendedores que apresentam certificados de participação em cursos de capacitação gerencial, como o Bom Negócio Paraná, entre outros, oferecidos por entidades parceiras.

 

Fonte: Ascom/Fomento Paraná

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