publicações-rumo

Publicações

Notícias


AgeRio financia projeto pioneiro de purificação de minérios

31 de dezembro de 2014

A Agência Estadual de Fomento (AgeRio) financiou pesquisa de purificação de minérios no valor de R$ 1,4 milhão. Pioneiro no Brasil, o projeto é encabeçado pela empresa carioca Ka Lighting. O objetivo é desenvolver tecnologia para obter tântalo e nióbio com alto grau de pureza, que são componentes para a fabricação de produtos de alta da tecnologia como dutos, peças de motores a jato e turbinas a gás. O crédito foi firmado pela linha de inovação da agência de fomento.

– O nióbio é considerado raro, mas proporcionalmente é abundante no Brasil. Percebemos então a oportunidade de extração, com alto teor de pureza, e a exportação para empresas siderúrgicas e de transformação dos EUA, Japão e Alemanha – explicou o empresário Ricardo, Kauffmann, da Ka Lighting.

O empresário disse ainda que o projeto de pesquisa deve se estender até o ano que vem, quando a empresa irá instalar uma unidade em Maricá e a partir de então iniciar a comercialização do produto, a princípio em pequena escala.

Com escritório na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a Ka Lighting conta com dez empregados e foi fundada em 2010, produzindo inicialmente baterias a base de íon de lítio e luminárias de LED (produtos que consomem menos energia), para empresas do setor de componentes eletrônicos e de máquinas e equipamentos.

O crédito foi firmado pelo diretor Dário Araújo, o superintendente Alexsandro Ramlov, o gerente André Vila Verde e o advogado Gustavo Madureira, além dos representantes da Ka Lighting Ricardo Fonseca de Kauffmann, Ricardo Machado de Kauffmann e o pesquisador Julio Cesar Guedes Correia, do CETEM –  Centro de Tecnologia Mineral, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Fonte: Ascom/AgeRio

Mais notícias