publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE realiza curso sobre Desenvolvimento Econômico

30 de setembro de 2014

Começou nesta segunda-feira (27/10) o curso Ignácio Rangel e Rômulo Almeida de Política e Pensamento sobre o Desenvolvimento Econômico Brasileiro, promovido pela ABDE junto a seus associados. Ao longo de toda a semana, os participantes irão discutir aspectos da obra dos dois economistas e também conceitos ligados ao pensamento desenvolvimentista no país. O evento acontece na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, até a próxima sexta-feira (31/10).

A abertura do evento foi feita pelo superintendente-executivo da Associação, Marco Antonio Lima. Ele destacou o momento propício para a discussão sobre o pensamento de Rômulo e Rangel, especialmente com a importância dada aos temas econômicos no último período eleitoral. “A tese do desenvolvimento com inclusão venceu e os associados da ABDE têm o firme propósito de colaborar com isso”, afirmou. Ele lembrou que teve a felicidade de conviver com os dois economistas, durante o período em que atuou no BNDES.

A economista Maria Mello de Malta, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a coordenadora do curso e, também durante fala inaugural, destacou que os homenageados são intérpretes do Brasil. Ela destacou que o curso procurou abrigar especialistas na análise do processo de desenvolvimento brasileiro, de diferentes universidades brasileiras e com mescla entre professores mais experientes e também jovens acadêmicos. “Este pensamento precisa estar de volta ao debate na academia e também ao debate político do país”, defendeu.

A primeira aula inaugural foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pedro Dutra Fonseca, considerado um dos principais estudiosos do pensamento desenvolvimentista no país.  Temas como inflação, distribuição de renda e reforma agrária; desenvolvimento regional; o investimento; e as privatizações e concessões brasileiras também serão discutidos nos próximos dias. 

Mais notícias