publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove encontro com profissionais de TI

31 de agosto de 2014

Bastante aguardado, o I Encontro de TI para Instituições Financeiras de Desenvolvimento reuniu gestores da área de Tecnologia da Informação de 13 instituições associadas à ABDE, na última quarta-feira (25/09), na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Na atividade, foram discutidos temas como a segurança da informação e foram apresentadas as boas práticas das IFDs neste campo.

“Era uma grande demanda das instituições, porque esta é uma área muito dinâmica, que está em constante modernização e precisamos acompanhar estas mudanças. Esperamos que, com a ajuda de todos, possamos construir encontros ainda mais robustos daqui para frente”, destacou a gerente Técnico-Operacional da ABDE, Cristiane Viturino, responsável pela abertura do evento.

Na parte da manhã, os participantes foram apresentados a diferentes soluções e recursos do mercado para a área de TI, com exposições sobre consumerização em instituições financeiras, virtualização de desktop e Big Data e Analytics. Foram convidados profissionais que atuam em empresas e consultorias especializadas.

A segunda parte dos trabalhos foi destinada à troca de experiências e boas práticas em Tecnologia da Informação das instituições presentes: a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) apresentou seu Plano Diretor de Informática, uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Finep expuseram suas ações durante o painel “Plataformas Digitais”; e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou um case de implantação do SAP. No fim, foi realizada uma oficina de troca de experiências.

Para o gerente de Tecnologia de Informação da Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná), Luciano Martins de Oliveira, encontros como esse são importantes para o desenvolvimento das áreas. “É importante tanto para sabermos o que o mercado está oferecendo, quanto para a troca de informações. Torço para que este encontro se converta em um fórum permanente, que nos permita construções coletivas para questões comuns das IFDs”, comentou.
Mais notícias