publicações-rumo

Publicações

Notícias


Cresol participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Cresol participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

5 de junho de 2024

A Cresol participou, nos dias 14, 15 e 16 de maio, em Brasília (DF), do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), organizado pelo Sistema OCB com o objetivo de debater estratégias e definir diretrizes de atuação que fortaleçam o setor.

Os congressistas tiveram palestras com temas essenciais para o cooperativismo, como Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação. No último dia do CBC, foram escolhidas 25 diretrizes para o planejamento de ações de impacto e urgência no período de 2025 a 2030.

Na delegação da Cresol estiveram o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri; o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé; o presidente e o diretor-executivo da Central Cresol Sicoper, Carlos Cupercini e Jonas Klein, respectivamente; e o vice-presidente da Cresol Central Brasil, Nilclésio Gabiatti.

O presidente Cledir Magri destacou o congresso como uma oportunidade de avaliar, fortalecer e compartilhar experiências. “O que é certo que o cooperativismo seguirá ocupando um papel de destaque na sociedade, um papel estratégico, e não por acaso no ano de 2025, mais uma vez, nós teremos o ano internacional das cooperativas, estabelecido pela ONU como uma forma de dar ainda mais amplitude e visibilidade a esse movimento”, acrescenta.

Negociações para o Plano Safra 24/25

Em Brasília, os representantes da Cresol também conversaram com o diretor de Crédito Rural da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), José Henrique da Silva, e com o secretário recém-nomeado, Vanderley Ziger, sobre definições do Plano Safra 24/25.

Cledir Magri comentou que a Cresol desempenha um papel ativo nas negociações. “Historicamente, a Cresol tem mantido esse compromisso de acompanhar os debates em relação ao plano, sempre levando propostas que visam melhorar essa política pública tão importante para a agricultura. Isso nos dá condições de poder entender, acompanhar, sugerir e, ao mesmo tempo, nos prepararmos para uma execução qualificada do Plano Safra”.

Fonte: Ascom/ Cresol

Mais notícias