publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE é parceira em workshop de programa de ação climática urbana para bancos nacionais de desenvolvimento, promovido por IDFC e BNDES

ABDE é parceira em workshop de programa de ação climática urbana para bancos nacionais de desenvolvimento, promovido por IDFC e BNDES

28 de maio de 2024

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) foi parceira no workshop do Programa National Urban Climate Action (NUCA), promovido, nesta terça-feira (28), na sede do Banco do Brasil, em Brasília/DF, pela International Development Finance Club (IDFC) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de apresentar o projeto e discutir os desafios, as oportunidades e as soluções para o financiamento à resiliência urbana. 

A abertura do evento contou com a participação do diretor executivo da ABDE, André Godoy, da gerente de Sustentabilidade do BNDES, Marta Bandeira, do diretor regional do Brasil e do Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Dominique Hautbergue, e da gerente de Soluções do Banco do Brasil, Daniela Pavinski. 

Na ocasião, o dirigente da Associação ressaltou a importância do programa para o Sistema Nacional de Fomento e para o crescimento sustentável do Brasil. “A ABDE ao lado de seus associados tem trabalhado fortemente em capacitação, disponibilização de recursos e atração de novos investimentos externos, atividade longas e importantes para o desenvolvimento do país. Participar do Programa NUCA é reforçar toda essa nossa atuação, já que a iniciativa, por sinal muito promissora, pode colocar o Brasil na vanguarda dos financiamentos climáticas, sobretudo no período recente que estamos vivendo.”  

Godoy também falou sobre o lançamento de estudo feito pela Associação que abarca a temática. A pesquisa deverá ser disponibiliza no próximo mês.  

O segundo momento do encontro contou com a presença do gerente do Programa NUCA, Mustapha Kleiche, e da coordenadora de Stakeholders da iniciativa, Tawanna Lima, que exibiu como foi realizada a construção do projeto e responderam dúvidas. Logo após, a diretora Projeto Andus da GIZ, Sarah Habersack, realizou uma apresentação posicionando o Programa NUCA no cenário das Iniciativas de Financiamento Climático Urbano do IKI. 

Mostrando os cenários e desafios que existem no país, o diretor regional do C40 Cities na América Latina, Ilan Cuperstein, expôs as ações da instituição e as adversidades do financiamento climático na perspectiva das cidades. O gerente de Sustentabilidade, Economia e Inovação da ABDE, Diogenes Breda, completou contextualizando sobre o cenário atual do investimento urbano no Brasil e mostrou dados da disponibilização de crédito do Sistema Nacional de Fomento nas regiões do país.  

Ao final do evento foi promovido uma atividade conjunta focada em debater o tema “Mudanças Climáticas e Infraestrutura Urbana: Desafios e Oportunidades” e em seguida a gerente de Sustentabilidade do BNDES e o gerente de Sustentabilidade, Economia e Inovação da ABDE apresentaram o plano de trabalho e próximos passos do Programa NUCA no Brasil. 

O encerramento do workshop foi feito pelo Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, representado por Rudolf du Plessis.  

Sobre o NUCA 

O projeto NUCA foi lançado na última quinta-feira (23), na sede do BNDES, no Rio de Janeiro/RJ. O programa de ação climática urbana para bancos nacionais de desenvolvimento, financiado pelo governo federal Alemão e executado pelo International Development Finance Club (IDFC) por meio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), tem como objetivo fortalecer a capacidade dessas instituições para promover o aperfeiçoamento nas ofertas de financiamentos climáticos e pretende ainda desenvolver um plano de ação para ser implementado no Brasil entre os anos de 2025 e 2028.  

Dentro dessa parceria, a ABDE tem o papel de engajar as instituições de desenvolvimento associadas para participarem do programa e disseminar informação a respeito da cooperação entre as IFDs. Cinco bancos (BNDES, CAF, DBSA, PT SMI e TDB) manifestaram interesse em implementar este programa em cinco países: África do Sul, Brasil, Colômbia, Indonésia e Moçambique. O programa O workshop trouxe representantes de instituições financeiras de desenvolvimento, de governos regionais e federais e de organizações privadas nacionais e internacionais para dialogar sobre aperfeiçoamento nas ofertas de financiamentos climáticos, além de promover a troca de conhecimento, permitindo o compartilhamento de casos de sucesso e permitindo a gestão do conhecimento entre as instituições participantes.  

Mais notícias