publicações-rumo

Publicações

Notícias


Laboratório de Inovação Financeira (LAB) promove evento virtual gratuito de apresentações de plataformas voltadas para dados ASG

Laboratório de Inovação Financeira (LAB) promove evento virtual gratuito de apresentações de plataformas voltadas para dados ASG

27 de maio de 2024

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) – iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), com a parceria da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – está promovendo, entre hoje (27) e quarta-feira (29), os Pitch Days LAB, eventos virtuais que têm como objetivo apresentar soluções inovadores para dados ASG.

O encontro, que é organizado pelo Subgrupo de Fomento à Inovação do GT Fintech LAB, em parceira com o Sebrae, contará com mais de 20 apresentações de ideias e tecnologias que já estão no mercado auxiliando na automatização e eficiência para os desafios atuais no campo da sustentabilidade.

O primeiro Pitch Day LAB foi conduzido pelo coordenador de Serviços em Tecnologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rogério Melo, que anunciou que em breve a iniciativa irá lançar o Pitch Book, uma publicação que reunirá as soluções apresentadas na chamada do LAB que atendem a desafios para acesso e gestão de dados ASG.

A abertura também contou com a participação da gerente de Relações Institucionais e Operações da ABDE, Cristiane Viturino – a Associação representa o Sistema Nacional de Fomento (SNF). Em sua fala, a gestora ressaltou a importância do projeto para as instituições integrantes do SNF. “O Sistema Nacional de Fomento é um ator chave na promoção da transição sustentável, pensamos em mudanças climáticas, cidades resilientes e formas de evitar catástrofes como a do Rio Grande do Sul. Por isso, dados são tão relevantes para a gente, pois nos ajudam na base de análise de crédito, principalmente no que tange a risco socioambiental.”

Para encerrar as boas-vindas, Agnaldo Dantas, representante do Sebrae, convidou todos a acompanhar as divulgações de outros Pitchs Day e lembrou a linha de crédito do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, viabilizada por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), voltada para o fomento à tecnologia da informação.

Durante a manhã desta segunda-feira (27), as empresas AKVO ESG, AML CONSULTING, B3, DEEP BRASIL, ERM NINT, Instituto Inovathus de Tecnologia, Oxygen Sustentabilidade, Pix Force e SALVA compartilharam como funciona suas soluções de coleta de dados ASG. As apresentações foram mediadas pelo sócio-gerente da Spiralem, Bruno Diniz.

Nos próximos dias (27 e 28 de maio às 10h) serão apresentadas ainda 18 soluções de tecnologia que cobrem os seguintes desafios: (i) coleta e uso de dados ASG; (ii) processamento, monitoramento e avaliação de impacto; (iii) atividades de apoio, como Regtech ASG, educação de clientes, em especial MPMEs, e risco de imagem. Lembrando que os desafios foram colhidos com as entidades do SNF e aprimorados por meio de consulta pública.

Confira mais sobre o evento e inscreva-se para participar dos próximos dias em: www.labinovacaofinanceira.com

Sobre o LAB

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) atua desde 2017 como um fórum de interação multissetorial e um espaço de diálogo público privado para a promoção da inovação e das finanças sustentáveis no Brasil.

Fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH – que se juntou ao grupo em 2019 –, o LAB reúne representantes do governo e da sociedade para debater alternativas inovadoras para o financiamento de investimentos sustentáveis, endereçando temas selecionados pelos próprios membros do LAB.

Seu objetivo é estimular a inovação e o desenvolvimento do ecossistema das finanças sustentáveis no país para viabilizar recursos privados para projetos com adicionalidade socioambiental e, assim, acelerar a transformação necessária para uma economia mais justa e de baixo carbono

Mais notícias