publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e Ministério do Turismo realizam seminário para instituições que operam o Fungentur

ABDE e Ministério do Turismo realizam seminário para instituições que operam o Fungentur

15 de junho de 2023

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Ministério do Turismo (MTUR) promoveram, na quarta-feira (14/06), no auditório do Ministério do Turismo, em Brasília, o seminário “Fundo Geral do Turismo (Fungetur) com os Agentes Financeiros”. O encontro, que foi realizado para instituições associadas à ABDE, teve como objetivo impulsionar a integração dos agentes financeiros que estão credenciados ao Fungetur, aprimorar o conhecimento das organizações que têm interesse em se tornar agentes monetários do Fundo, debater sobre as recentes alterações na legislação da área, compartilhar cases de sucesso, além de fomentar um debate sobre o cenário e as tendências do setor de turismo.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Fomento Paraná e 2° vice-presidente eleito da ABDE, Heraldo Alves, e pela diretora do Departamento de Investimento, Crédito, Parcerias e Concessões no Turismo do MTUR, Viviane de Faria. Também estiveram presentes a secretaria-executiva interina da Associação, Cristiane Viturino, a presidente da AGN e diretora eleita da ABDE, Marcia Maia, o vice-presidente do Badesul e Conselheiro Fiscal titular eleito da Associação, Flavio Lammel, e a  presidente da Fomento Tocantins, Denise Rocha Domingues. Além de representantes de 21 instituições associadas à ABDE.

Durante a manhã, a equipe técnica do Ministério do Turismo falou sobre o panorama do setor para 2023, o papel do Novo Fungetur como instrumento de política pública e a importância do fortalecimento da parceria do MTur com a Associação. Ainda no primeiro momento, Izis Janote, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou resultados de pesquisas sobre endividamento e inadimplência do consumidor.

“O Fungetur contribui para o fortalecimento do turismo e vamos continuar trabalhando para mostrar como o financiamento é acessível, em especial para as micro e pequenas empresas. Nosso interesse maior é que o setor do turismo possa utilizar o Fungetur até o fim e que ele chegue nas regiões do país que mais precisam”, destacou Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur.

Já no período da tarde, foi a vez das instituições do Sistema Nacional de Fomento (SNF) apresentarem exemplos da utilização do Fungetur na prática. Os representantes do BRDE, da AGN, da Fomento Paraná, do Badesul, do BDMG e da Cresol mostraram cases de sucesso que utilizaram do recurso nos últimos anos, onde foi possível observar as diferenças de realidades dos estados do Brasil e os desafios enfrentados por cada região.

“A ABDE tratará em conjunto com o Ministério do Turismo para resoluções dos desafios que as instituições estão enfrentando após as trocas de experiências que ocorreram aqui. A expectativa do evento era exatamente essa: aproximar os entes e as instituições financeiras. Por isso, agradeço a todos pelo empenho e pela contribuição trazida neste dia tão produtivo, pois esse esforço vai reforçar ainda mais as iniciativas do nosso sistema”, finalizou Heraldo Alves, 2° vice-presidente eleito da ABDE.

 

Foto: Nayara Oliveira/Ascom MTur

Mais notícias