publicações-rumo

Publicações

Notícias


Financiamento para o desenvolvimento sustentável foi destaque no segundo dia do Fórum do Desenvolvimento

Financiamento para o desenvolvimento sustentável foi destaque no segundo dia do Fórum do Desenvolvimento

17 de março de 2022

O segundo dia da 7ª edição do Fórum do Desenvolvimento, realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento  (ABDE), se dedicou ao tema “Mobilizando atores e instrumentos para impulsionar a agenda do desenvolvimento sustentável”. Ao todo, foram seis painéis de conversas e apresentações ao longo do dia, que contaram com a presença de instituições financeiras de desenvolvimento nacionais e internacionais, acadêmicos e representantes de organizações privadas.

A presidente da ABDE, Jeanette Lontra, aproveitou a ocasião para realizar o lançamento do Prêmio ABDE-BID 2022. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a reflexão e a produção de projetos que contribuam de forma concreta para o desenvolvimento sustentável do país. De acordo com a presidente da associação, a última edição do prêmio recebeu mais de 40 trabalhos de quase todas as regiões do país. “Esses artigos proporcionaram uma reflexão importante sobre os possíveis caminhos, desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovativo brasileiro”, reforçou.

Para este ano, as expectativas são ainda melhores, uma vez que a premiação de 2022 contará, também, com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Segundo a presidente, o reforço dessa ação “abre uma janela de oportunidade para que o Prêmio ABDE-BID se consolide como uma plataforma de contribuição para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovativo, ganhando ainda mais força nessas temáticas fundamentais para um futuro melhor.”

Ao longo dos painéis, foram debatidos temas estratégicos para impulsionar as soluções sustentáveis de desenvolvimento em diversos setores, como o fomento da green and blue economy, o futuro das cidades brasileiras pensado com os conceitos de cidades verdes e inteligentes, as perspectiva sustentáveis para os projetos de infraestrutura e logística, principalmente com foco no fomento das parcerias público e privadas, a necessária diversidade e ampliação da inclusão social ligadas ao empreendedorismo e acesso ao crédito por micro e pequenas empresas entre outros.

Ao final do evento, o diretor do escritório nacional do Cepal, Carlos Mussi, enfatizou a importância se das ações de desenvolvimento sustentável serem pensadas em conjunto com o sistema financeiro e parabenizou a ABDE pela realização do evento. “Realmente a ABDE, nesse fórum, cumpriu com o que foi falado quando se aproximou do sistema ONU. Queremos discutir a Agenda 2030 e os ODSs. E esse é um grande desafio, porque são uma variedade de temas transversais, impactantes e dentro de um cenário de finanças, no qual a parte de crédito e decisão de risco é crucial”, disse Mussi.

A presidente da ABDE, durante o encerramento do evento, reiterou o compromisso do Sistema Nacional de Fomento (SNF) com a agenda 2030 e enfatizou a importância de que as instituições associadas tenham o compromisso com o cumprimento do Plano ABDE 2030.  “Diante de tudo que vimos nesses dois dias de discussão, fica evidente a necessidade de um maior compromisso sustentável, climático e ambiental por parte de todos. O Sistema Nacional de Fomento está engajado e disposto a utilizar seu potencial para alavancar a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável”, finalizou.

O evento tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e patrocínio da Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement – AFD) Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do projeto FiBraS – Finanças Brasileiras Sustentáveis, da Agência Alemã de Cooperação (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ) e do Banco de Brasília (BRB).

Os dois dias de debate da 7ª edição do tradicional Fórum do Desenvolvimento estão disponíveis no canal da ABDE, no YouTube, e a íntegra do Plano ABDE 2030 pode ser encontrada no site: www.abde.org.br

Mais notícias